Graduação e mestrado na Uninter ajudam Ody a conquistar 1º lugar em concurso público federal

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Através da formação de profissionais, a Uninter busca não apenas a inserção no mercado de trabalho, mas também a realização de sonhos. O interesse de lecionar para o ensino superior fez Ody Churkin, 55 anos (foto), ingressar no curso de Pedagogia da instituição, assim como realizar o mestrado em Educação e Novas Tecnologias e duas pós-graduações, em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Religioso. Agora, o egresso se prepara para assumir o cargo de professor da licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), o qual conquistou por meio de um concurso, na primeira colocação.

Ody, que também já atuou como orientador educacional da Uninter em polos espalhados por todo o Brasil, conta que o trabalho realizado virtualmente, entre 2017 e 2020, o preparou para as avaliações didáticas do concurso, que aconteceram de forma remota. O profissional sempre almejou “aliar a tecnologia com a didática e a pesquisa científica” e ficou “muito feliz” quando foi sorteado para abordar as “Metodologias ativas e resoluções de problemas”, temática da dissertação de mestrado e palestra que realizou recentemente em um congresso global.

“Como já fazia bancas e correções online, ficou fácil entender como apresentar, como portar-se diante da câmera, preparação do ambiente, enquadramento, tom de voz, material de apoio condizente com o tema e ambiente. A Uninter já está presente no novo paradigma da conectividade e ubiquidade da informação. Há tempos que elabora o ensino-aprendizagem tanto de forma síncrona como assíncrona. Com a contingência da pandemia, o preparo com o mundo online foi fundamental, e o ensino a distância uma realidade”, explica.

O docente inicia o trabalho ainda neste semestre, à distância, e na segunda metade do ano se muda para atuar presencialmente no campus de Primavera do Leste (MT) do IFMT. Casado e pai de três filhos, Ody tem o apoio da família, que o acompanhará logo mais. “Vida nova”, conclui.

A história de formação junto à Uninter e a participação de Ody no Virtual Educa Lisboa foi contada pelo Uninter Notícias neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *