Com graduação, mestrado e duas pós na Uninter, Ody Churkin se torna pesquisador global

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Ody Marcos Churkin, 55 anos, é um exemplo de como a formação na Uninter, realizada por profissionais qualificados e com incentivo a pesquisas científicas, pode fazer com que os estudantes ocupem espaços internacionais. Com trabalhos publicados em universidades de 5 países, ele agora teve outro aceito no Virtual Educa Lisboa e fará sua apresentação no dia 5.mar.2021.

O congresso acadêmico global reúne países de língua espanhola com o propósito de divulgar a inovação tecnológica na educação. Eventualmente, acontece em outros países. Em 2018 foi no Brasil, em Salvador, e agora em Portugal.

Ody fez um mestrado, uma graduação e duas pós-graduações a distância na Uninter, vinculado ao polo de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). Ele também já atuou como orientador educacional da instituição, entre 2017 e 2020. “O incentivo à pesquisa feita pela Uninter, o encanto pela língua espanhola e a inquietação para a inovação” levaram Ody a se inscrever e ser aceito pela segunda vez, pois já participou da edição brasileira deste evento global.

Neste ano, com o evento intitulado Ecossistemas educacionais para a era digital, o egresso apresenta o trabalho Sinergia e Filosofia da Tecnologia: Ensino aprendizagem com as metodologias ativas. Nele, Ody aborda a educação no Brasil, com foco na inovação, cidadania e diversidade. Além do novo paradigma que surge com a pandemia.

“Descrevo sobre o papel do professor no século XXI como um mediador e curador tecnológico, e do protagonismo dos estudantes na produção de conhecimentos. Além do que, o trabalho explica como é trabalhar com desafios e problemas, vivências em sala de aula, em especial tratamos da saúde auditiva dos estudantes e da perturbação do sossego na sociedade. O trabalho conta com minha trajetória no mestrado e na formação de pedagogo”, explica Ody, que também realizou o mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.

O profissional dedica a conquista ao centro universitário. “Em especial ao meu orientador, professor João Mattar, e ao professor Mario Alencastro, que não se encontra mais entre nós, e contribuiu para o olhar holístico e sustentável”, complementa.

O Virtual Educa Lisboa acontece entre os dias 03 e 05.mar.2021. O pesquisador fará a apresentação de forma remota, no período da manhã do último dia. Interessados podem fazer a inscrição para assistir ao evento neste link.

Mais de uma década junto à Uninter

Quando decidiu ingressar na Uninter, em 2006, Ody já possuía formação e lecionava aulas de filosofia, sociologia e ensino religioso em escolas públicas da região metropolitana de Curitiba (PR), para o ensino fundamental II, ensino médio e educação para jovens e adultos (EJA). A necessidade de adquirir mais conhecimentos e “fazer um up grade na carreira”, o fez optar pela instituição após “inúmeras recomendações”.

Além da segunda licenciatura e do mestrado, também cursou a especialização em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Religioso. Segundo o profissional, o curso de psicopedagogia foi uma “contribuição para um aprofundamento intelectual” e o “instigou quanto à necessidade de inovar no ensino aprendizagem com as novas tecnologias”. Ele ainda conseguiu realizar um curso sobre inovação com certificado de Madri, na Espanha, com o auxílio de uma bolsa oferecida pelo Programa Santander.

“Graças à formação na Uninter, me tornei um profissional com uma formação complexa e sistêmica, consegui me tornar um escritor, palestrante e pesquisador”, conta Ody, que já teve trabalhos publicados em várias universidades brasileiras, assim como na Universidade de Lisboa (Portugal), Universidade do Chile (Chile), Universidade Nacional Autônoma do México (México) e Universidade de Havana (Cuba).

Ody lembra que “o ponto alto” da carreira construída foi quando se tornou orientador educacional do ensino a distância da Uninter, nas áreas de licenciatura, de 2017 a 2020. Como colaborador, ele também compôs bancas de graduação com estudantes de todo o Brasil e dos Estados Unidos, já que a instituição tem polos de EAD nos dois países.

“Experiência ímpar que agregou muito conhecimentos sobre a questão síncrona, assíncrona, afetividade, empoderamento e interações no ensino a distância. Embora não seja mais professor da instituição, tenho laços afetivos e cognitivos com o Centro Universitário Internacional Uninter. A experiência como aluno e depois como professor também é um diferencial em minha carreira, consigo ter empatia nos trabalhos que apresento”.

Agora, além de atuar como professor na rede estadual do Paraná, Ody tenta uma vaga no concurso para professor de pedagogia, realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Ele afirma que as formações na Uninter “estão contribuindo para a prova de títulos”. “Em especial a graduação de Pedagogia e o mestrado estão mudando a minha vida”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *