Global Meeting discute cidades inteligentes para um futuro sustentável

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo

O desafio de construir um futuro sustentável está cada vez mais associado à tecnologia e inovação. É com novas ideias que poderemos construir um novo mundo, aprendendo a viver em harmonia com a busca pela preservação do planeta.

Para dar espaço a essas novas ideias, a Uninter promoveu sua semana de aulas inaugurais, o Global Meeting, tratando do tema “cidades inteligentes e sustentabilidade”, com mediação do doutor em geografia Alceli Ribeiro Alves.

Na abertura, o reitor Benhur Gaio falou sobre o papel da instituição na construção de uma cidade mais sustentável. “A nossa participação como instituição de ensino é na busca de mecanismos para propor soluções aos problemas que ainda estão presentes na nossa realidade”.

Benhur explicou que, junto ao Comitê de Sustentabilidade da Uninter, são desenvolvidas propostas voltadas para a cidade em temas como educação e empreendedorismo. Em parceria com a Fundação Wilson Picler, são criadas campanhas de combate à fome, além de projetos de extensão dentro do centro universitário. O cuidado com os fornecedores também faz parte dessa preocupação, negociando somente com empresas que cumpram com protocolos ecológicos definidos pela pauta da cidade sustentável.

Planejamento urbano

A urbanização inclusiva e sustentável é o objetivo principal de toda cidade. “Buscar o espaço público como elemento de aproximação entre a população talvez seja o maior desafio”, afirma Ariadne dos Santos Daher, arquiteta e urbanista formada pela UFPR.

Com mestreado pela University College of London, ela lembra com muito carinho da época em que trabalhou com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, um grande visionário do urbanismo sustentável.

Quantas vezes já nos deparamos com situações de segregação urbana entre regiões de uma cidade, e até com o mal planejamento na expansão dessas regiões. “A cidade precisa de uma estrutura de crescimento que faça a integração”, comenta Ariadne. De acordo com ela, não basta corrermos atrás para apagar os incêndios, temos que nos prevenir para evitá-los, e o caminho é o planejamento inteligente.

Por isso, inclusão e sustentabilidade caminham juntas. “Os dois termos não podem ser dissociados no contexto urbano”, afirma Tarsila Mainardes, pós-doutora em gestão urbana pela PUC-PR.

Ela destaca que durante muito tempo se associou a sustentabilidade a uma questão puramente ecológica, mas na realidade o tema possui diversas ramificações. Podemos aplicar a sustentabilidade em praticamente todos os âmbitos da nossa vida em sociedade.

Afinal de contas, o que posso fazer para contribuir com uma cidade mais inclusiva e sustentável? O principal ponto é retornar o olhar para as pessoas da cidade e colocar o cidadão no centro de tudo. As pessoas devem se sentir parte desse planejamento urbano, defende Tarsila.

Dilemas da cidade

Inovações sempre impactam sobre a vida das cidades, e um exemplo atual disso é o mundo do trabalho. A substituição de indivíduos por máquinas preocupa grande parte das pessoas, que temem perder seu lugar no mercado.

Para Ariadne e Tarsila, a palavra-chave é “adoção estratégica” – não adotar uma tecnologia simplesmente por adotar, mas buscar resolver problemas de uma forma equilibrada e pontual. Precisamos aprender a utilizar a tecnologia sem com isso tornar o humano obsoleto.

Mas, como construir uma cidade sustentável quando toda população também é responsável pelos danos ao meio ambiente? Se não for um movimento de todos, não irá funcionar. A participação individual no bem coletivo deve ser feita com consciência e responsabilidade. Isso vem desde a escola, com a pedagogia urbana e ecológica, instruindo as crianças sobre os aspectos mais importantes para manter nossa cidade sustentável.

Desafios e demandas

“O desenvolvimento econômico está ligado à melhora das condições de vida, redução de desigualdades, melhora na distribuição de renda, acesso à educação, e tudo isso está relacionado com a questão da cidade sustentável”, destaca Andreia Braga, doutora em políticas públicas pela UFPR. Juntamente com Terry Terry, presidente da MessageMakers, de Michigan (EUA), a da professora Poliana Gondin, da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, a pesquisadora traz para o debate questões econômicas e os principais desafios do processo urbano.

Para falarmos do desenvolvimento urbano no Brasil, também devemos abordar as mudanças climáticas, mudanças no perfil demográfico populacional, saneamento e planejamento no uso das áreas. “Então, com isso, vemos como velhas e novas demandas têm se apresentado, que nos desafiam para fazer o enfrentamento sobre desenvolvimento urbano e essa relação com o desenvolvimento econômico”, ressalta Andreia.

Para assistir ao evento na íntegra, clique aqui.

* Projeto da primeira cidade totalmente sustentável, em desenvolvimento na região montanhosa de Guangxi, na China.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *