ESPECIAL ABED

Game vira metodologia inovadora para formar gestores da educação

Gamificação é o nome que se dá ao uso de práticas e dinâmicas do universo dos jogos para envolver pessoas em tarefas e desafios de outras áreas, como na resolução de problemas, por exemplo.  Entre seus benefícios comprovados, melhora o aprendizado e aumenta a motivação dos participantes para atividades em ambientes fora do contexto de jogo. Seria possível aplicar a gamificação para a formação de gestores de polos?

Muitos artigos sobre educação foram apresentados no 24º Congresso Internacional ABED de educação a distância em Florianópolis (SC), na semana do dia 3 a 7 de outubro. Já uma dupla de alunas do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, Oriana Gaio e Franciele Paes, decidiu participar de uma maneira diferente: elas realizaram um workshop para discutir um curso inovador, que usa princípios da gamificação para a formação de gestores.

No trabalho, intitulado “Formação de gestores de polos de educação a distância”, as autoras mostraram uma prévia do curso que desenvolveram para a formação destes profissionais. A proposta metodológica do curso está diretamente relacionada às suas pesquisas de mestrado: uma delas estuda a gamificação na educação, e a outra a formação de gestores de polos.

Nesta primeira apresentação, Oriana e Franciele mostraram como serão as 11 semanas de curso, bem como o modelo de interação via site, e receberam questionamentos e contribuições dos participantes. A ideia foi apresentar o modelo antes do início do curso para que houvesse um debate e também uma divulgação inicial ao público interessado.

“A ABED foi uma grande porta para nós, porque além de mostrarmos o nosso produto, recebemos feedbacks, sugestões e ainda acompanhamos outras palestras semelhantes ao que estamos pesquisando. Além disso, tivemos uma excelente orientação com o professor João Mattar, que esteve nos ajudando em boa parte do projeto”, comenta Franciele.

Segundo as autoras, o curso parte de um módulo voltado para o tema da gestão de pequenos negócios, incluindo conhecimentos relativos à administração e gestão. Já o segundo módulo foca na formação específica de gestores de polos de educação a distância, baseando-se na legislação do ensino EAD. As disciplinas são disponibilizadas semanalmente.

O curso abriu as inscrições no dia 8 de outubro e teve grande procura. “Estamos com duas semanas de atividade, com mais de mil alunos escritos”, relata Oriana.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Junior - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *