EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

O desafio de Jonas sobre os desafios dos professores

O momento tecnológico atual traz constantes mudanças e avanços na área da educação. Hoje, é difícil encontrar uma criança ou adolescente que não tenha tido contato com celulares, computadores ou vídeo games. Assim, torna-se inevitável pensar na aplicação dessas ferramentas no ensino. Mas qual a melhor forma de fazer isso?

Pensando sobre o assunto, o aluno do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter Jonas Rafael Nikolay desenvolveu sua pesquisa de mestrado intitulada “Possibilidades e desafios na formação de professores para o uso de tecnologias educacionais nos anos finais do ensino fundamental”.

A defesa da dissertação aconteceu no campus Divina, no mês de outubro. Jonas explica sobre a importância do assunto: “A utilização das tecnologias educacionais na escola é de vital importância, bem como a formação do professor para a utilização desta tecnologia educacional de maneira efetiva com seus alunos.”

A professora Glaucia da Silva Brito, da UFPR, foi convidada para a banca de avaliadores. “O professor é um profissional que precisa de formação. A escola, quando adquire algo novo, uma tecnologia ou ferramenta, precisa capacitar seus docentes”, ela observou sobre o trabalho. Ela ainda reforçou que este é um problema não só das escolas públicas, mas também das particulares.

Os avaliadores consideraram como pontos positivos no trabalho de Jonas a utilização de dados na pesquisa, que foi bem completa, e os aspectos da formação continuada analisados pelo mestrando. O trabalho destacou a rede privada. Segundo eles, os estudos sobre formação de professores têm a tendência de focar apenas nas escolas públicas.

Para Jonas, o apoio de seu orientador, professor Ademir Aparecido Pinhelli, foi determinante para o sucesso do trabalho. “Realizar a apresentação da dissertação sempre gera uma expectativa, mas foi tranquilo, a banca fez considerações e sugestões de extrema importância para a pesquisa”, conclui o novo mestre.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Jaqueline Deina - Estagiária de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *