Galeria virtual apresenta músicas executadas por alunos da Uninter

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

Com várias propostas de produções acadêmicas e artísticas, o curso de licenciatura em Música da Uninter promove espaço para ações dos estudantes mostrarem as suas habilidades. Para isso, a Área de Linguagens Cultural e Corporal da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter criou a Galeria Virtual de Música, que conta com atividades realizadas por estudantes do curso.

O espaço virtual possui atualmente 18 novas propostas musicais realizadas em 2020. Clique aqui para acessar e conhecer as produções artísticas-culturais. Os trabalhos serão atualizados a cada semestre. Conteúdos que já ficaram em exposição anteriormente vão para o acervo. Dentro da Área de Linguagens Cultural e Corporal também estão os cursos de Artes Visuais e Educação Física da Uninter.

A docente Evelyne Correia explica como foi o desenvolvimento destes projetos acadêmicos. “Durante o curso os estudantes são estimulados, através de trabalhos de portfólio, a desenvolver atividades acadêmicas, apresentações artísticos-culturais nas disciplinas que estão cursando. Após as correções dos trabalhos, os professores realizam uma seleção e alguns são expostos na galeria virtual. É uma espécie de vitrine dos nossos alunos”, relata Evelyne.

Na galeria de Música, entre os trabalhos exibidos estão os de estudantes que utilizaram guitarra, flauta, violão, viola, voz, regência, bandolim, baixo, canto coral, entre outras manifestações musicais. As atividades de portfólio são direcionadas. Porém, com as orientações realizadas pelos professores podem ser utilizados” instrumentos alternativos”, como percussão de copos e práticas de ciranda, por exemplo.

Cleude Willian Silva Santos, de Belo Horizonte (MG), é um dos estudantes participantes da atividade. O aluno comentou sobre como foi o desenvolvimento do trabalho do quarteto (no qual ele interpreta quatro vozes) da canção Balaio Meu Bem. “Fez parte de meus primeiros portfólios de 2020, e uma de minhas primeiras experiências de filmagens nessa pandemia. Além da música, foi preciso aprender novas ferramentas para desenvolver projetos. Fico feliz em obter esse resultado. Será uma experiência que levarei na vida”, diz o estudante.

Para a construção deste portfólio intitulado “Música na Praça” foi aplicada a técnica de coral. O projeto foi realizado durante a disciplina “Princípios da percepção musical: leitura e escrita musical”.

Iuri de Lima Peixoto mora em São Luis (MA). Saxofonista, é  estudante de Licenciatura em Música e explica que o desenvolvimento deste trabalho portfólio sobre cantigas de roda foi baseado na pesquisa e na interpretação da música Samba Lelê, com arranjo do professor Alysson Siqueira.

“Fiz a transposição da partitura para saxofones alto e tenor e incluímos a guitarra, pandeiro, copos e percussão corporal. Fazer um trabalho como este, oferecido pelo curso de Música da Uninter, é sem sombras de dúvidas de grande aproveitamento nos trazendo um conhecimento sólido para nossa profissão”, diz o estudante.

A galeria também já possui produções de alunos de diferentes áreas do conhecimento: Humanidades, Educação, Linguagens Cultural e Corporal, Exatas, Educação, Linguagens e Sociedade e Geociências. Os trabalhos acadêmicos podem ser visualizados neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *