Planejar é o caminho para superar as crises

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

Não só as empresas, mas também as pessoas devem ter uma visão clara de metas e objetivos. O planejamento envolve não apenas os negócios, mas também diversos outros aspectos da vida, como o financeiro, por exemplo. Não ter objetivos bem alinhados e traçados nos dias atuais faz com que muitos não encontrem o sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial na luta por maximizar os resultados e minimizar as deficiências. Relaciona-se com objetivos de curto e longo prazo, com estratégias e ações, promovendo decisões que apontam a melhor direção a ser seguida.

Em um país como o Brasil, o planejamento estratégico enfrenta alguns obstáculos característicos, já que a instabilidade econômica e política afeta a vida de todos os cidadãos. É necessário ter muito foco e empenho para se obter sucesso.

A professora Cláudia Pampolini abordou o tema em sua palestra na II Maratona de Pós-graduação da Uninter, no dia 29.mai.2021. Com o título Planejamento e Gestão nos Negócios num Mundo Adaptado, sua fala analisou os desafios de se planejar num cenário de crise. Cláudia lembra que “trabalhar bem sob pressão e em crise é uma das capacidades que o brasileiro tem, ou seja, a fácil adaptação aos tempos difíceis”.

Seja nos negócios ou no âmbito pessoal, o lema de Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar” pode não ser uma boa escolha na vida. Atualmente o planejamento estratégico deixou de ser um conjunto de conceitos teóricos aprendidos por estudantes de administração e passou agora ser um instrumento de trabalho para não sermos derrotados pelas crises e desafios do mundo em constante transformação, como o cenário em que vivemos hoje. Por mais que tenhamos aprendido muito com as turbulências da vida, apenas a experiência pode não ser o suficiente para novos desafios, pois a falta de planejamento leva a decisões equivocadas.

Cláudia destaca que devemos perceber como este é um momento ideal para pessoas e empresas fazerem um planejamento estruturado. O processo de planejar envolve um modo de pensar, um novo jeito de ser e estar nos negócios.

Conforme explica a palestrante, planejamento estratégico nada mais é que um processo gerencial que considera as condições externas e internas de uma organização ou pessoa, levando ao desenvolvimento de objetivos para a melhora das escolhas e táticas. Assim é possível estar atento às oportunidades, tornando-se capaz de se reinventar com facilidade. Mais do que nunca, hoje é preciso habilidade, agilidade e visão de longo prazo para mapear futuros cenários de situações adversas.

Saiu na frente quem já se planejava antes da pandemia, pois pôde se adaptar com mais facilidade, enfrentando menos dificuldades para navegar em um mar desconhecido. Para quem foi pego de surpresa e levou um tombo, só resta absorver o aprendizado. “As crises nos estimulam como pessoas, e são vistas com oportunidades de crescimento”, salienta Cláudia.

Você pode assistir à palestra completa por meio da página do Facebook e do canal do Youtube do Grupo Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *