Futuros pedagogos conhecem as práticas que vão além da sala de aula

Denise Becker – Estudante de Jornalismo

O perfil do professor que está à frente de uma sala de aula requer novos conhecimentos que vão além da graduação e do ensino de uma determinada disciplina. As demandas que se apresentam na classe requerem do educador uma habilidade com as tecnologias, além de entender as políticas públicas e de investimentos e interpretar um edital público. A constatação é da professora do curso do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da UNINTER, Luana Wunsch.

Pensando nisso, o mestrado do curso de Pedagogia da instituição organizou em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) um ciclo de palestras para proporcionar aos futuros pedagogos uma proximidade com a estrutura de uma secretaria de educação e como se dão os processos gerenciais no setor. O encontro aconteceu no dia 27 de setembro.

Luana ministra aulas no mestrado de Pedagogia na disciplina de Fundamentos do Estágio e relata que as alunas não sabiam a dimensão das atividades de uma pedagoga. “Essa é uma vantagem de levar mestrandos e graduandos dentro de uma secretaria de educação. As meninas, por exemplo, achavam que o único papel de uma pedagoga, ao chegar na sala de aula, era alfabetizar uma criança”, diz. Ela lembra que o papel do pedagogo é bem mais amplo, e envolve inclusive a gestão, entre outras habilidades.

Entre as professoras que participaram do ciclo de palestras estava a secretária municipal de Educação, Roberlayne de Oliveira Borges Roballo. Ela apresentou noções de estrutura e administração de uma secretaria e quais equipes são necessárias para que as escolas públicas funcionem.

O próximo passo dessa iniciativa será receber na Uninter a equipe da Secretaria Municipal de Educação. Essas apresentações estão sendo organizadas para o mês de dezembro de 2016.

Edição: Mauri König

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *