Fundação Wilson Picler capacita mais de 230 mil pessoas gratuitamente

Autor: Nayara Rosolen - jornalista

O último encontro da equipe da Fundação Wilson Picler (FWP) em 2022 aconteceu de forma presencial, na sede das Araucárias da Uninter, no dia 07 de dezembro. A reunião, seguida de um almoço de confraternização entre os integrantes, contou com a presença da direção executiva, do conselho fiscal e conselho curador.

A apresentação foi conduzida pelo presidente da FWP, Jorge Bernardi, e pelo presidente do conselho curador, Edimilson Picler. Na oportunidade, todos os integrantes e parceiros puderam expor os resultados e andamentos dos respectivos projetos, que são desenvolvidos e mantidos pela entidade.

Para o chanceler da Uninter e conselheiro curador da FWP, Wilson Picler, o feito mais importante da Fundação foi a capacitação de quase 230 mil pessoas, por meio de cursos da área da saúde, ofertados gratuitamente no ápice da pandemia da Covid-19.

Foram oito cursos de 2020 a 2022: Análise de riscos ambientais (20.228 alunos); Avaliação de impactos ambientais (17.673 alunos); Bases legais do SUS (47.958 alunos); Boas práticas em domicílio – Prevenção e convivência com a Covid-19 (24.853 alunos); Boas práticas farmacêuticas frente a pandemia do coronavírus (21.883 alunos); Boas práticas na manipulação de alimentos para serviços de alimentação (25.863 alunos); Educação ambiental (63.110 alunos); e Emergências respiratórias – Ventilação artificial (30.278 alunos).

Segundo o idealizador do projeto e atual pró-reitor de Graduação da Uninter, Rodrigo Berté, “se fossem cobrados na média de curso de extensão a R$35,00, devolvemos à sociedade o valor de R$ 8.048.705,00”.

Outra ação exitosa da Fundação, também coordenada por Berté no período, foi a produção de álcool 70%. O total de 2.980 frascos, que somam aproximadamente 1 mil litros do produto, foram distribuídos para a Guarda Municipal de Curitiba, o corpo de bombeiros, lar dos idosos, além de algumas associações.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Uninter, Nelson Castanheira, junto aos coordenadores de cursos da pós-graduação, Ricieri Garbelini e Valentina Daldegan, falaram sobre a parceria do setor com a Fundação e os projetos desenvolvidos.

Garbelini é o mentor do Prêmio Top Inovação, que teve a segunda edição neste ano e já apresenta crescimento no alcance de pessoas de todo o Brasil e na inscrição de projetos. Os vencedores são contemplados com troféus, certificados e bolsas de pós-graduação, além da visibilidade nacional.

Esta edição contabilizou 144 inscrito e 63 submissões, um crescimento de 73,5% em relação às inscrições do ano anterior. Foram 32 trabalhos finalistas selecionados em 13 categorias. Para o ano que vem, o mentor espera alcançar a marca de 200 projetos.

A cerimônia de premiação contou com a pré-estreia do Conjunto Musical Uninter, comandado pela professora e coordenadora Valentina e também mantido pela Fundação. O grupo teve início neste ano. Estudantes e colaboradores da instituição compõe o conjunto, que realizou a estreia oficial no Natal Uninter 2022, realizado em de 13 de dezembro, no auditório do campus Garcez.

O diretor técnico da FWP, Luciano Frontino de Medeiros, falou sobre o andamento do projeto de Segurança Planetária. Assim como a professora da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter, Thaisa Nadal, e o professor da Escola Superior Politécnica (ESP), Marcos Proença, que apresentaram os avanços que vêm tendo o projeto do Biodigestor controlado por inteligência artificial.

O Pré-Enem Uninter e o Debatedores Nota 1000 também foram projetos de destaque, apresentados pelo professor Marlus Geronasso, que reuniu mais de dois mil estudantes para um aulão gratuito no Teatro Guaíra de Curitiba neste ano.

Para finalizar, o presidente do Conselho da TV Profissão, João Carlos Peters, expôs os projetos e parcerias que o canal de televisão firmou e o alcance em que a ampliação de sinais chegou em 2022.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *