Formação inicial dos professores é tema de discussão na República Dominicana

Pesquisadores de diversos países estiveram reunidos, entre os dias 6 e 8 de junho, em Santo Domingo, na República Dominicana para o 5º Congresso Internacional sobre o Professorado Iniciante e a Indução à Docência. Durante os três dias ocorreram diversas ações, como: palestras, apresentações de trabalhos, discussões e momentos culturais.

O professor do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da UNINTER, Jacques Ferreira, apresentou o trabalho intitulado Formação inicial e Tecnologias Educacionais. Ele destaca que as discussões a respeito das dificuldades que ocorrem na formação inicial dos professores e as contribuições da tecnologia no processo de formação foram as que mais chamaram sua atenção.

“Com a pesquisa que eu desenvolvi e de acordo com as discussões apresentadas no evento percebi que muitos dos professores da formação inicial não conseguem fazer a relação entre teoria e prática utilizando a tecnologia”, avalia.

Ferreira ainda ressalta a importância de melhorar as políticas educacionais de formação no Brasil. Segundo ele, muitas vezes o professor ainda não está formado, mas já está trabalhando na formação de outros profissionais da educação.

“Um exemplo aqui do Paraná é uma aluna que estava lecionando a matéria de Alfabetização e Letramento, mas que ainda não tinha nem estudado essa matéria na faculdade”, conta.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *