Filosofia, teologia e sociologia se unem no Seminário Caderno Intersaberes de Humanidades

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Em tempos em que a sociedade percebe a extrema importância da ciência para a vida como um todo, a publicação de estudos se torna ainda mais relevante. A Uninter sempre incentivou seus estudantes a aprimorarem os conhecimentos através da pesquisa, não apenas durante o período da graduação, mas também após e para além da área de formação. Pensando nisso, a área de Humanidades da Escola Superior de Educação (ESE) da Uninter realizou o Seminário Caderno Intersaberes: Humanidades para debater sobre as publicações de egressos acerca tema Educação cristã: Diálogos com a sociedade contemporânea.

“Nós pensamos desde a formação desse aluno no seu curso de graduação, a partir da legislação educacional, das diretrizes curriculares e vamos até esse aluno quando está no mercado de trabalho. Afinal de contas, precisamos estudar para ficar melhor enquanto ser humano, para a convivência com a família, no espaço social, mas também precisamos nos profissionalizar, sabermos de fato, com epistemologia, com conhecimento aprofundado, ao que nos dedicamos”, explica a professora Dinamara Machado, diretora da ESE.

Segundo Sidney de Lara, responsável pelo departamento de egressos na Reitoria da Uninter, egresso significa saída, mas a formação não é o término e o departamento é espaço de acolhimento para os estudantes. O objetivo do setor é trabalhar para que os recém-formados tenham condições de se inserir no mercado de trabalho, com visão crítica, dinâmica e consciente do ambiente social.

“Estamos comprometidos com a oferta de ensino de qualidade, integrado com a pesquisa, a extensão e o desenvolvimento de políticas diversas que se tornem facilitadoras no processo de profissionalização. Nós, enquanto Reitoria, temos o compromisso de buscar e aprimorar a formação oferecida aos nossos alunos”.

O evento foi transmitido ao vivo através da página de Humanidades no Facebook e também no canal do Youtube da ESE, em parceria da ESE com a Reitoria da Uninter. O bate-papo se deu entre professores da área e egressos autores das publicações, que falaram sobre seus temas.

“Esse seminário de egressos significa que a aprendizagem se dá durante todo o tempo da vida. O dia que você deixar de aprender você está morrendo, porque hoje o diploma vale no máximo um ano, menos talvez. O conhecimento progride em uma velocidade extraordinária, sobretudo a partir do momento que vai haver a computação quântica, em que o conhecimento ao invés de dobrar em dois, três meses, dobra em 24 horas”, afirma o professor Alvino Moser, na segunda noite.

Alguns dos trabalhos publicados

Silas Souza se formou no curso de licenciatura em Filosofia pelo polo de Arroio do Tigre (RS) e fez um questionamento em seu artigo: Será a dialética uma ferramenta de ensino? Segundo o egresso, o estudo é resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) realizado por ele, e partiu de uma observação do pensamento do filósofo Georg Friedrich Hegel e da dialética moderna entre tese, antítese e síntese.

“O meu trabalho é uma opção de ferramenta para o estudante ou para o professor que se depara com uma iniciação ou uma introdução de um estudante na filosofia, através do Hegel, através desse olhar. Hoje, no mundo pós-verdade, dois pensamentos opostos tentam abater o outro, e na verdade a dialética tenta somar ou tirar de bom o que tem em cada um. O que a gente chegou na atualidade é que a defesa chega a ser um ataque destrutivo contra o outro, e não a um diálogo construtivo, então essa pós-verdade tem que ser desconstruída”, afirma.

O professor Luis Fernando Lopes, da área de Humanidades da Uninter, ressalta que o diálogo é fundamental para que o processo de ensino aprendizagem aconteça de forma efetiva. “Na filosofia a gente diz que concordar com tudo e discordar de tudo são duas maneiras de a gente ficar parado e não aprender nada”.

Em outro canto do Brasil, do polo de Belém (PA), Ewerton Silva também teve publicada a sua pesquisa, A manifestação do Reino de Deus na Terra segundo o evangelho de Lucas: o cuidado dos necessitados. O egresso de Teologia  conta que a pesquisa foi um desafio, mas que o acompanhamento que recebeu da equipe do polo e do orientador, o professor Roberto Rohregger, fez toda a diferença.

“O que a gente observa é que hoje existe no meio do cristianismo uma abordagem puramente espiritual, que pouco vê a questão social, a questão do cuidado. Claro, a missão principal da igreja é a pregação da palavra, ensinar a verdade sobre Jesus. Mas a gente não pode ficar tão envolvido com a parte espiritual que esquece desse lado [social]. A gente vê na sociedade pessoas carentes, que precisam de ajuda, necessitados não só na questão física, mas na questão também emocional. Eu enfatizo muito no artigo que o cuidado com os necessitados não é apenas pelo cuidado, mas por quem eu sou como cristão. Eu tenho que manifestar as obras que Deus me deu para eu exercer”, salienta.

Ewerton lembra que o estágio realizado em um abrigo católico, chamado João de Deus, foi fundamental para a escrita do artigo, já que aborda a relação do Reino de Deus e o cuidado com os pobres. Em dezembro deste ano, ele finaliza a pós-graduação de Teologia e práticas pastorais na própria Uninter. O estudante foi contemplado com uma bolsa devido ao incentivo da instituição para a pesquisa e o excelente desempenho que obteve na prova do ENADE em 2018.

George Araujo, também egresso do curso de Teologia Interconfessional no polo de Belém, abordou em seu artigo A importância da evangelização para a nossa geração e para as gerações futuras, até a volta de Cristo. Hoje ele é pastor evangelista pela igreja Assembleia de Deus, mas vem trabalhando a evangelização desde os 11 anos de idade. A formação superior na área foi motivada pela busca de um conhecimento científico.

“Eu sempre tive essa visão mesmo do evangelismo não só para as nossas comunidades, mas para o Brasil afora. A evangelização começa desde o princípio, quando Deus criou o ser humano. A evangelização começa do cuidado com o meio ambiente, do cuidado com as pessoas, do cuidado com a própria pessoa em si”, afirma.

O egresso enxerga a teologia como uma oportunidade de ganhar vidas, e não como forma de adquirir riquezas materiais. George cursa atualmente a pós-graduação da Uninter em Metodologia do ensino na educação superior.

Hercilia Nunes, gestora do polo de Belém, participou da abertura do segundo dia do evento e expressou sua felicidade em ver os trabalhos dos alunos da região selecionados para a publicação. Segundo ela, o estado do Pará valoriza muito a cultura e a pesquisa e ela se sente “honrada em fazer parte da Uninter”.

“Eu queria que os gestores incentivassem a questão da pesquisa, do egresso, porque além de estar valorizando o trabalho dos nossos alunos, que é um trabalho bem feito, um trabalho bem acompanhado, também vai estar mostrando os belíssimos trabalhos da Uninter, valorizando nós todos igualmente. Então, os gestores que ainda não estão incentivando os seus alunos a participar dessas pesquisas, por favor, comecem agora a participar”, incentiva.

O evento foi transmitido em dois dias, 14 e 15.set.2020, ao vivo através da página de Humanidades no Facebook e também pelo canal do Youtube da ESE, em parceria da ESE com a Reitoria da Uninter. Os bate-papos da primeira e segunda noite se deram entre professores da área e egressos autores das publicações, que falaram sobre seus temas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Raimund Feher/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *