CONHECIMENTO

Filosofia é tudo, tudo é filosofia

Muito mais do que um pensador, o filósofo tem a missão de se dedicar a reflexões sobre a sociedade, política, religião, e qualquer outro assunto que envolva o ser humano e o conhecimento racional. Para celebrar e ressaltar a importância do seu trabalho, no dia de 16 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Filósofo.

De acordo com a Academia Paulista de Letras, o primeiro filósofo brasileiro foi Matias Aires Ramos da Silva Eça, nascido em 27 de março de 1705 em São Paulo. Porém, seu trabalho como filósofo nunca foi conhecido no país. Ele se mudou para Portugal com a família aos 12 anos, completando seus estudos na Europa. Retornou ao Brasil, mas a falta de reconhecimento o fez voltar para Portugal, lá falecendo em 1763.

A criação da palavra “Filosofia” é de Pitágoras de Samos (571 a.C.-496 a.C.) que pode ser entendida como “amigo da sabedoria”, já que a palavra Filosofia tem origem grega: Filos, que significa amor e amizade, e Sofia, que expressa conhecimento ou sabedoria. “A reflexão filosófica tem que ser radical, rigorosa e de conjunto”. A frase do filósofo Dermeval Saviani exemplifica a maneira de como a filosofia é estudada e trabalhada.

“Rigor, quer dizer, você não faz assim de qualquer jeito, você procura rigor nos argumentos, na forma de apresentar, daí por isso que tem lógica. Lógica não é para você chegar na verdade, mas para você fazer e saber se o raciocínio é válido. Então, a lógica é para você verificar a validade do raciocínio e dos argumentos, e a reflexão que é de conjunto”, explica o coordenador do curso de Filosofia da Uninter, Luis Fernando Lopes.

Por que a Filosofia é importante?

Muito do que a sociedade vive hoje tem a ajuda da filosofia na sua criação. Segundo a noção grego ágon, que se refere a conflito, os filósofos pré-socráticos notaram que a natureza segue regras, então a noção de lei vem de uma visão sobre a natureza. Posteriormente por volta do século V antes de Cristo, tendo o auge da democracia ateniense, esses conceitos são trazidos para a vida política, pois poli significa cidade em grego. Assim, como todo aquele que vive na cidade é cidadão, todo aquele que vive na polis é um político.

Também, em tempos onde as máquinas adentram cada vez na vida das pessoas, é importante repensar a condição humana e aonde estamos indo com essas relações. Hoje está cada vez mais forte a necessidade mesmo de se estudar filosofia para lembrar o ser humano ele é humano, é pensar o valor do ser humano na sociedade. “Às vezes você tem um perfil que é colocado e exigido pelas pessoas que está muito mais ligado a máquina porque a máquina não tem sentimento, a máquina não fica emocionada, as vezes parece que o padrão passa a ser a máquina e não o ser humano porque ele chora, porque ele sente ou porque ele sofre”, diz Lopes.

“A vida virtuosa é aquela inspirada pelo amor e guiada pelo conhecimento”, já dizia o pensador Bertrand Russell. Sendo assim, aí entra a importância da filosofia para ajudar o indivíduo a pensar e encontrar um senso crítico de sempre encontrar qual a melhor alternativa para ser usada para o bem tanto do indivíduo quanto das pessoas em geral.

“É sempre bom colocar um uso crítico sobre o uso da nossa razão, a razão por si pode ser arriscada. Eu tenho dito que eu passei um tempo pensando que o grande papel da filosofia é mostrar as qualidades da razão, hoje me parece que o papel dela é mostrar as limitações da razão, o quanto ela é limitada, o quanto nós precisamos melhorar”, opina o professor do curso de Filosofia da Uninter Douglas Henrique Antunes Lopes.

Quero ser filósofo, e agora?

Os cursos de Filosofia apresentam as alternativas de formação como bacharel ou licenciado. O licenciado vai se dedicar mais à docência, que pode ser principalmente à docência no ensino médio, mas também tem o ensino fundamental e docência no ensino superior. Já o bacharel se prepara mais a pesquisa acadêmica, para a escrita de livros, e também para o magistério no ensino superior.

Além das alternativas da carreira acadêmica e pesquisa, o profissional da filosofia ainda pode trabalhar com consultoria e assessoria para empresas, ONGs e demais setores que trabalham diretamente com a questão humana.

“O filósofo tem um olhar radical e de totalidade, ele pode atuar muito bem na visão estratégica e de planejamento, porque o olhar é focado, ele olha o problema a fundo, mas ele não esquece da totalidade. Na área de marketing, por exemplo, algumas propagandas que são feitas, se você for analisar do ponto de vista ético, elas passam por cima de alguns princípios básicos, fora dos conceitos de humano. Aí entra a importância do filósofo”, explica o também professor do curso de Filosofia da Uninter Rui Valese.

Para ampliar os conhecimentos, o curso de Filosofia promove o “Cine Clube: Luz, Filosofia e Ação”, onde promovem a discussão da filosofia através de filmes, tanto para os alunos e também para quem for curioso sobre o assunto. Para participar do curso, basta fazer a inscrição através deste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *