SUSTENTABILIDADE

Fernando foi ao Canadá falar sobre o biogás

Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo

Professor da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter há 7 anos, Fernando Eduardo Kerschbaumer está no segundo ano do seu doutorado, e atualmente realiza uma pesquisa sobre a produção do biogás em propriedades rurais do Paraná. O grupo de pesquisa do qual faz parte participa do STRN Brasil (Sustainability Transitions Research Network), uma rede de pesquisa internacional com foco nas transições para a sustentabilidade.

Entre os dias 23 e 26 de junho, Fernando participou do IST Conference (International Sustainbility Transitions Conference), o evento mais importante promovido pela STRN, na cidade de Ottawa, capital do Canadá. O artigo enviado tinha como título Transformations in the Biogas Production Practice In Rural Producers of Paraná, Brazil. Além dele, os demais autores foram Rafael Carvalho Machado, Yara Lucia Mazziotti Bulgacov e Siedglinde Kindl da Cunha.

Fernando diz que o artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender as práticas do sistema sociotécnico que estão presentes na produção de biogás em uma propriedade rural no interior do estado do Paraná. No local, a produção do biogás se dá a partir de dejetos da criação pecuária e da agricultura, que tem um grande potencial na criação do produto.

Segundo Fernando, o evento reuniu os principais nomes da pesquisa em transições para sustentabilidade. Além do congresso, o professor também teve a oportunidade de participar de visitas de campo, realizou encontros com outros pesquisadores da área e conheceu mais programas sobre o tema no Canadá.

“A gente teve uma troca de experiências muito grande. Muitas conversas, diversos trabalhos que foram apresentados que trouxeram uma contribuição bastante grande, até para dar um direcionamento um pouco maior para o grupo de pesquisa em que atuo”, conclui o professor.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Fernando Kerschbaumer


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *