Ensino de contabilidade deve acompanhar os novos tempos, indica mestrado

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Mesmo quem foge dos números dificilmente consegue evitar aqueles contatos “inevitáveis” com o mundo da contabilidade. Seja para fazer a planilha de gastos do lar, na hora de declarar o Imposto de Renda, ou até mesmo ao abrir uma pequena empresa, é necessário encarar a difícil tarefa de processar dados financeiros.

Além disso, mudanças nos sistemas contábeis são frequentes e refletem o progresso tecnológico da sociedade. Por isso, é preciso também aprimorar o sistemas de ensino relacionados à profissão de contador.

Essa foi a proposta de pesquisa do mestrando em Educação e Novas Tecnologias da Uninter Lucas Benedito Gomes Rocha Ferreira. Ele baseou sua dissertação no levantamento e estudo das grades curriculares de três cursos de Ciências Contábeis, além de entrevistas com os respectivos coordenadores, que se mostraram bastante dispostos a ajudar.

Lucas teve sua primeira formação em Ciências Contábeis, o que o levou repensar o Projeto Político Pedagógico (PPP) dessa graduação para adequá-lo às diferentes realidades dos alunos e comunidades de cada região. Em sua pesquisa, ele ressalta a necessidade de que as matérias optativas abranjam um vasto espectro de temas, em consonância com as demandas do mercado.

“O interessante seria a IES aproveitar qualquer disciplina optativa, independente da área, incentivando assim que o aluno busque conhecer conteúdos de outras áreas que possam lhe enriquecer”, comenta o recém-mestre. Para montar uma grade de curso dinâmica, o segredo é ampliar o conjunto de temas estudados.

Lucas defendeu sua dissertação no dia 16 de julho, no campus Divina da Uninter, em Curitiba (PR), e foi aprovado com conceito A, que equivale à nota máxima. O pesquisador não perdeu tempo e já ingressou no doutorado, para dar continuidade à pesquisa.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal Lucas Ferreira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *