PETRÓPOLIS

Feira de livros no Museu Imperial

O Museu Imperial, criado em 1940, fica localizado na cidade de Petrópolis-RJ, e conta hoje com um rico acervo de móveis, livros e obras de arte do período imperial brasileiro. Antes de se tornar museu, foi o palácio de verão de Dom Pedro II, a residência predileta do imperador. Para iniciar as obras de sua construção, Pedro II assinou um decreto em 16 de março de 1843, criando o município de Petrópolis. O palácio foi inaugurado em 1862.

Depois da proclamação da República, o palácio já havia abrigado um convento e uma escola. Mas em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, o Decreto-Lei n° 2.096, de 29 de março, criou a instituição museológica.

O público que visita o museu tem acesso à Biblioteca do Museu Imperial, em cujo acervo se destacam livros de história e artes em geral. Para constante atualização do acervo, são realizadas permutas, doações e compras de novos exemplares. Atualmente, toda a biblioteca está digitalizada, e tem aproximadamente 50 mil títulos, dos quais 8 mil são obras raras, livros que eram da família imperial, alguns inclusive com dedicatórias e outros registros históricos.

A última ação realizada para atualização do acervo ocorreu no dia 24 de janeiro. O museu promoveu uma feira de livros e contou com a parceria da Uninter, que esteve presente realizando doações de livros de literatura infantil, artes e técnicos, por meio do seu polo de apoio presencial.

Esta foi a primeira edição do evento e contou com a participação do público interessado em literatura, que trocou livros em bom estado de conservação que já tinham em casa por livros doados tanto pelo museu como pela Uninter. “Os livros trocados continuaram na biblioteca do Museu, a intenção era mais reciclar o conteúdo, um atrativo para estimular a leitura e a procura pela biblioteca”, diz Juliana Pinheiro da Silva, que atua na parte administrativa do polo Petrópolis.

O tutor e gestor do polo, Robispier Augusto da Silva, recebeu um ofício do Museu Imperial  agradecendo pela participação da Uninter no evento. O documento oficial comunica também que as publicações doadas foram encaminhadas e integradas ao acervo da biblioteca do museu.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Juliane Lima - estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP Petrópolis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *