TUTORIA

As aventuras e as desventuras da educação a distância

Um dos maiores desafios da educação a distância é aproximar a coordenação e a tutoria dos alunos. Apesar de todas as ferramentas de comunicação disponíveis, esta modalidade de ensino precisa adotar formas padronizadas de comunicação para atender de forma equânime milhares de estudantes espalhados pelo território nacional.

Foi buscando superar estes obstáculos que a Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter realizou no início do ano letivo o “Bate-papo com a tutoria: aventuras e desventuras da educação a distância”. O evento ao vivo aconteceu no estúdio da sede das Araucárias, contou com cinco professores da escola e foi transmitido para todos os alunos da Uninter.

A ideia do bate-papo foi proposta pelo professor de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana Valdilson Aparecido Lopes, que após atuar na coordenação de polos de apoio presencial por 5 anos sugeriu a criação de um evento com maior interação entre os alunos e a Uninter. “Aulas inaugurais, todos os polos do Brasil já realizam. A proposta que nós fizemos aqui na tutoria é ir além. Uma vez que o polo já deu essa aula inaugural técnica, a gente iria tirar as dúvidas do aluno, quais dificuldades e barreiras que eles encontrarão estudando a distância”, conta Valdilson.

Um dos objetivos do evento foi apresentar para os alunos alguns dos profissionais que estão por trás de todo o material que eles recebem, e permitir aos professores conhecê-los, sabendo quem acompanha suas aulas.

“Foi importante para mostrar que na verdade nós somos acessíveis, iremos acompanhá-los no decorrer do curso e auxiliá-los da melhor forma possível. E também pudemos ter a percepção deste aluno que está entrando, que ainda não conhecemos”, afirmou a professora de Relações Internacionais e Ciência Política Natali Hoff.

A interação entre os professores e os alunos foi garantida pelo chat – a movimentação através da ferramenta foi tão grande que nas próximas edições os organizadores já estão considerando prolongar sua duração.

A professora de Gestão Pública Talita Sabião ressalta a importância da resposta do aluno. “A partir da interação e do retorno [do estudante], a gente fica sabendo qual a maior dificuldade, podemos trabalhar para poder dirimir todas as dúvidas”.

Outra participante do evento foi a professora de Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais Daniele Assad. Quando questionada se o evento realmente valeu a pena, ela foi direta: “Valeu muito a pena, para nós foi muito gratificante, vimos as contribuições dos veteranos e dos calouros, isso foi muito bom”.

Ainda não foi possível medir o desempenho, mas a expectativa do professor Álvaro Martins, o responsável pela mediação do chat, é de que o bate-papo ajude na motivação e permanência dos alunos. Ele afirma que a equipe já está pensando na próxima edição do evento e pretende trazer algum aluno convidado para participar no estúdio.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Possiede – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *