Feira de Ciências movimenta a UNINTER

No dia 06 de novembro, alunos do último período dos cursos de Gestão da Produção Industrial (GPI) e Logística apresentaram seus trabalhos no campus Carlos Gomes. Essa foi a 5º edição do evento.

Os trabalhos foram apresentados para a disciplina de Gestão Ambiental e Logística Reversa. A primeira fase foi orientada pela coordenadora Cristiane Monte Raso somente com os estudantes de Logística. Após perceber que os alunos estavam aptos a estabelecer e identificar as etapas no processo de ciclo de vida do produto, a professora estendeu aos alunos de GPI.

O professor Roni Oliveira e o professor Esio Beltrão desenvolveram atividades de estudos para estimulá-los a buscar informações sobre produtos, resíduos, o ciclo de vida e seu destino. Oliveira comentou que a partir dessas atividades os alunos puderam perceber a origem dos produtos, sua utilização e como acontece seu descarte. O objetivo da feira foi para que eles desenvolvessem solução e criação de alternativas para a reutilização correta do material descartado. “Acreditamos que a feira alcançou seus objetivos, quando observamos que as equipes desenvolveram trabalhos que ilustravam bem todo o processo de ciclo de vida dos produtos, dando uma nova vida aos resíduos e percebendo os aspectos financeiros de recuperação e ou de ganho com essa atividade”, avaliou Oliveira.

Houve exposição de telhas produzidas pelo descarte do tubo de pasta de dente, para substituir as conhecidas ‘telhas de amianto’; alguns alunos apresentaram o processo de separação química das lâmpadas fluorescentes, que por conter uma quantidade de mercúrio elevada, pode ser prejudicial se não houver um descarte correto, entre outros.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *