Fala Aluno: curso de Gestão Hospitalar lança programa para ouvir os estudantes

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Young student watching lesson online and studying from home. Young woman taking notes while looking at computer screen following professor doing math on video call. Latin girl student studying from home and watching teacher explaining math formula on video chat.

Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros optam pela educação a distância (EAD) na hora de fazer um curso superior ou de pós-graduação. Além das vantagens econômicas, a modalidade permite conciliar os estudos com outras tarefas do dia a dia.

Um dos desafios desta modalidade de ensino é manter uma boa comunicação entre estudantes e professores. Pensando nessa interação, o curso de Gestão Hospitalar da Uninter lançou o programa “Fala Aluno”! A proposta é criar um momento para uma conversa descontraída entre a coordenadora do curso e os estudantes, representados por dois alunos convidados, que falam sobre as expectativas em relação ao curso e sobre a vida profissional.

Participaram do bate-papo virtual com a coordenadora Ivana Busato os estudantes João Neite, de Tupaciguara (MG), e Marta do Valle, de Colombo (PR). Marta relatou que sempre gostou da área de gestão hospitalar, mas como tinha que cuidar de três filhos pequenos e trabalhar para garantir a fonte de renda da família, não sobrava tempo para estudar. Passados alguns anos, os filhos cresceram, alcançaram a vida adulta e se tornaram independentes. Foi aí que ela ingressou na Uninter, após ter recebido ótimas recomendações da instituição.

“Eu gosto da área da saúde, e gosto de cuidar das pessoas. Escolhi a Uninter por que minhas filhas já estudavam na instituição, e sei que tem ótimos professores”, relata. Sobre a adaptação ao modelo da EAD, ela afirma: “Se o aluno for bem dedicado, não precisa necessariamente estudar no curso presencial. Com dedicação a gente aprende, mesmo que as aulas sejam a distância”.

João conta que foi contratado para trabalhar na recepção de um hospital. Dentro da sua rotina de trabalho ele começou a analisar os processos administrativos, e a partir disso sentiu vontade de ingressar no ensino superior para se especializar.

“Eu gosto muito da área da saúde, já trabalho em hospital há muitos anos. Acredito que é de extrema importância o processo administrativo dentro de um hospital, isso gera bons resultados no atendimento aos pacientes”, diz.

Os alunos falaram sobre sua experiência no curso. Marta compartilhou o quanto gostou da disciplina sobre “Resíduos sólidos”, mas ressaltou que a disciplina sobre “Marketing na gestão hospitalar” superou todas as suas expectativas.

“Gosto do marketing por que está inserido em todo o processo dentro do hospital. Ele está na apresentação dos colaboradores, na dietética, e no lugar em que o hospital está inserido”, relata.

A disciplina que João mais gostou foi “Sistema gerencial de informações”. Além disso, ele tem grande afinidade com a disciplina de “Contratos e convênios”. “Sempre gostei muito de informática, então a disciplina de Sistema gerencial de informações foi a que eu tive mais facilidade em aprender”, afirma.

O estudante mora com o pai, trabalha no hospital durante o dia e à noite realiza tarefas domésticas. O curso EAD lhe garantiu a possibilidade de conciliar seus compromissos. “Em casa somos só eu e o meu pai, então eu também faço algumas atividades domésticas e preparo a janta. Alguns dias estudo até algumas horas da madrugada, pois no período diurno eu trabalho”, conta.

O encontro aconteceu através de uma live transmitida pela página Uninter – Gestão Hospitalar, no Facebook. Os espectadores participaram fazendo perguntas, e uma delas foi a respeito do funcionamento da direção de uma instituição de saúde.

Ivana explicou que todos os hospitais que têm uma certa quantidade de profissionais médicos devem obedecer a uma determinação do Conselho Federal de Medicina que exige que o diretor seja um médico ou profissional da área de enfermagem.

“Em uma grande cidade, por exemplo, onde há muitos postos de saúde, não é possível que tenhamos um diretor médico em cada posto de saúde, então há um diretor médico que comanda todas as unidades”, explica.

Na conclusão do evento, Ivana destacou que qualquer curso de graduação abre oportunidades para o profissional se encaixar em várias áreas do mercado de trabalho. E que o aluno deve buscar a empregabilidade dentro da área em que ele tem mais afinidade na graduação. “Dependendo da área de atuação, será necessário que o aluno faça uma pós-graduação para se especializar e obter um destaque no mercado de trabalho”, acrescenta.

As próximas lives do programa “Fala Aluno!” serão feitas na primeira quinta-feira de cada mês. A coordenadora vai convidar egressos do curso que estão atuando no mercado de trabalho para que eles compartilhem sua experiência e contem como conseguiram alcançar posições de destaque.

Você pode acompanhar as transmissões clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *