Evento promove conscientização sobre a saúde do homem

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

Novembro é o mês da conscientização sobre a saúde do homem, em especial a prevenção do câncer de próstata. No Brasil, é o segundo tipo mais comum de câncer entre a população masculina, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda segundo o instituto, estima-se que sejam quase 66 mil novos casos por ano no país. A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce.

Pensando na conscientização de toda a população, o evento Multiplicação: Elas cuidando da saúde deles acontece no próximo dia 6 de novembro, entre 15h e 18h, com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e do Facebook da Uninter. Organizado pela Fraternidade Feminina Bete Sita, em parceria com a Fundação Wilson Picler, a ação é realizada em prol do Hospital Erasto Gaertner (HEG), localizado em Curitiba (PR).

Em uma tarde de palestras, apresentações musicais e intervenções orais de conscientização, o intuito é arrecadar doações que serão 100% destinadas à aquisição de equipamentos pelo HEG. Segundo Adriano Lago, superintendente do complexo de saúde, com cerca de 300 médicos, 400 voluntários e 2.500 colaboradores, são realizados em torno de 2 milhões de procedimentos anualmente.

“O envolvimento da sociedade organizada é um objetivo estratégico que nós temos dentro do nosso plano anual. Ajuda e muito, porque capta o recurso, dá visibilidade para as pessoas entenderem que o tratamento de câncer pode ter cura. É uma questão hoje de acesso a todos, também nos possibilita falar de prevenção e promoção de saúde, que é um grande desafio hoje no país, haja a grande incidência e o aumento anual dos casos novos em câncer. É uma corrente do bem, que aumenta o poder de informação e atualização”, salienta Lago.

O complexo de saúde trabalha durante todo o ano com a campanha Conscientizar +, que se propõe a informar sobre a prevenção de doenças e promoção de saúde. Este ano também lançou a Unidade Móvel Conscientizar +, um ônibus equipado com toda a estrutura para atendimentos realizados por uma equipe especializada em oncologia. Todos os procedimentos são oferecidos no veículo, com acesso a exames físicos e clínicos de câncer de próstata, de mama, de pele, de boca e de colo do útero.

Em decorrência da pandemia, houve uma redução no acesso aos meios de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer. No entanto, Lago enfatiza que “se você não fez seu exame, não procurou um médico, independente do mês ou da temática, o faça”. “A prevenção evita ter a doença, mas quando aparece em sua fase inicial, é onde a gente tem as melhores taxas de resultados. Por isso, sempre pensar em diagnóstico precoce e prevenção”, conclui o superintendente.

Para acompanhar a live do evento, transmitida no próximo sábado (6.nov.21), clique neste link. As doações já podem ser realizadas pelo PIX: [email protected].

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *