Evento discutirá a maneira material e simbólica de consumir

Agora com abrangência internacional, o 2º Encontro de Consumo e Modos de Vida da Região Sul (CONSUMO SUL) será realizado no dia 10 de outubro em Curitiba e vai incentivar o pensamento crítico sobre consumo na sociedade contemporânea. Profissionais de diferentes áreas são os convidados para apresentar trabalhos relacionados ao tema. O objetivo é mostrar que o consumo pode ser abordado com reflexões sobre o consumismo material ou simbólico.

O evento se internacionalizou ao se unir nesta edição ao 4º Encontro de Pesquisa em Comunicação (ENPECOM) e ao 6º Encuentro de La Red Latinoamericana de Investigadores em Publicidad (RELAIP). Terá a participação da Uninter, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Serão quinze oficinas que acontecerão no campus Tiradentes da Uninter, em Curitiba.

No período da manhã, entre 8h e 9h30 acontecerão as oficias “Cinema e a Sociedade do Consumo”, com Vinícius Comoti (UFPR), “Conteúdo, automação e consumo na internet”, com Luisa Barwinski (UFPR), e “Identidade, consumo e gênero”, com Claudia Pacheco (UFPR). Entre 10h e 11h30 teremos “As histórias contadas pelos rótulos litográficos de Cachaça no Paraná”, com Ala Ricardo Witikoski (UTFPR), “Nas margens das ruas: consumo, protesto e arte nos cartazes irregulares”, com Kando Fukushima (UTFPR), “O humor na criação publicitária”, com Kaila Schons (UFPR), e “Consumo imagens, logo existo”, com Mariana Munaretto (UFPR).

À noite, entre 19h e 20h30, acontecem as oficinas “Consumo imagens, logo existo”, “Cinema e sociedade de consumo”, “ Identidade, consumo e gênero” e “Consumo, jogos e identidades”, com o Grupo Gênero e Games (UTFPR). Entre 21h e 22h30 é a vez de “Televisão e humor: a lógica do consumo”, com Maicon Ferreira (Unicentro), “Moda, consumo e a geração Z: uma reflexão sobre a construção de identidade masculina”, com Rodrigo Sasi (Open Studion), “Publicidade, gênero e femvertising”, com Maira Nunes (Uninter) e Ana Heck (Uninter), e “Qualidade e posicionamento visual no marketing digital”, com Luana Kava (UFPR).

Para participar das oficinas do CONSUMO SUL basta se inscrever clicando aqui e doando um quilo de alimento, que será destinado ao Hospital Pequeno Príncipe.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Camila Toledo – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Camila Toledo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *