Uninter recebe o Circuito Brasileiro de Comunicação e Design

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Palestras gratuitas, workshops, publicações de artigos, curadorias e um concurso cultural. Todas essas atividades fazem parte do CBDU, o Circuito Brasileiro de Comunicação e Design Universitário, promovido pela ENG DTP & Multimídia, empresa que oferece licenciamento de softwares, consultoria e treinamentos e é uma certificada Adobe no Brasil. O circuito é aberto a todos os universitários da área de criação como Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo, sendo sediado em 14 instituições. Em Curitiba, a Uninter foi a primeira a receber o evento, que está circulando pelo país.

O lançamento do circuito aconteceu no último dia 19 em dois campi da Uninter, em Curitiba. No período da tarde, professores dos cursos de comunicação participaram de um workshop de atualização dos softwares da Adobe no campus Tiradentes com o professor especialista Haydinei Oliveira. Os programas mais utilizados no meio possibilitam hoje uma conectividade improvável até pouco tempo atrás. Isso graças à integração entre os dispositivos móveis. “Você consegue executar um pequeno trabalho ou o início de um pequeno trabalho e estender isso para o seu computador, desktop e ter isso em qualquer lugar porque ele vai estar na nuvem”, explica o professor.

No período da noite, no campus Garcez, os alunos tiveram uma palestra com a representante da ENG Curitiba, Beatriz da Silva Santos. O intuito, segundo a palestrante, era criar condições de criação para os estudantes, além de apresentar o circuito, e as categorias do concurso, que tem como tema Economia Criativa e é dividido em projeto gráfico e projeto digital. “A intenção é que todas essas informações ajudem no desenvolvimento dos projetos”, destacou.

Nas duas categorias do concurso os trabalhos devem ser elaborados com o auxílio de ao menos uma das ferramentas do pacote Adobe Creative Cloud, junto a um “passo a passo” explicando as técnicas e ferramentas utilizadas. Segundo Beatriz, os estudantes da Uninter são privilegiados por já terem acesso gratuito aos programas Adobe. Desde o início de 2017, a instituição oferta a licença do pacote completo da Adobe para os estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.

O CBDU teve início no dia 22 de agosto e vai até 22 de novembro. Os trabalhos começaram a ser recebidos no dia 12 de agosto e as inscrições ficarão abertas até o dia 30 de novembro, com divulgação da classificação e premiação dos participantes no dia 14 de dezembro.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *