Sustentabilidade

Robótica pode tornar o mundo mais sustentável

Diversas iniciativas ao redor do mundo buscam mostrar a importância da preservação e do reaproveitamento de materiais muitas vezes são considerados inúteis. A prefeitura de São José dos Pinhais, por exemplo, firmou parceria com a Uninter para realizar a 1ª Mostra Intermunicipal de Matemática e Tecnologias, com a participação da cidade de Tijucas do Sul. Dentre as atividades que aconteceram de 23 a 26 de outubro estava a Oficina de Robótica Sustentável.

As ministrantes da oficina, Elaine Grebogy e Icléia Santos, são egressas do curso de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter e fizeram uma introdução aos participantes, do que seria a robótica e como ela está presente no dia-a-dia de todos nós, caso da máquina de lavar roupa, da cafeteira, da geladeira, do microondas etc.

“Hoje em dia a sustentabilidade é uma preocupação que permeia todas as áreas. Para nós, como formadores, é preciso fomentar isso já na infância. Afinal, é mais do que uma obrigação, pois formamos pessoas para cuidar de um planeta melhor para as futuras gerações”, diz Elaine.

As egressas contam que aliar a sustentabilidade e a robótica é algo muito rico. Muitas coisas são descartadas e podem auxiliar na criação de novos materiais. “Ao trazer a robótica de uma forma mais democrática, para crianças que não têm acesso a kits prontos e coisas acabadas, pois o preço é bem mais caro, fica evidente que há muito mais benefícios no quesito sustentabilidade, com, por exemplo, equipamentos que seriam descartados”, completa Icléia.

Participaram professores de São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e estudantes do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Costa Viana. Para Scheila Leal Dantas, coordenadora do evento e estudante do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, essa experiência é rica tanto para quem ministra como para quem recebe a formação.

“Promover um evento como esse, contribui de várias maneiras para o desenvolvimento do mestrando. Dentre elas, passar o seu conhecimento para os docentes que repassarão em suas escolas, o que é um fator primordial”, explica a coordenadora do evento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Heloisa Alves Ribas - Estagiária de Jornalismo
Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Rafaela Almeida - Estagiária de Publicidade e Propaganda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *