Estudo sobre impacto da Covid é apresentado por aluna da Uninter em seminário da América Latina

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

A Uninter segue cumprindo a missão de qualificar seus estudantes para que conquistem espaços no mercado de trabalho e ultrapassem fronteiras. Foi isso que aconteceu com Vivian Reginato, 45 anos, do polo de apoio presencial de Florianópolis-Centro (SC). Ela apresentou seu TCC da segunda licenciatura em Pedagogia no Primeiro Seminário Internacional da América Latina, realizado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

O evento, que aconteceu entre os dias 25, 26 e 27 de novembro de 2020 por videoconferência, teve como tema o impacto da Covid-19 em cidades latino-americanas. Instigada pelo tema, Vivian decidiu se inscrever ao ver um anúncio na internet. Com o aceite, ela expôs a pesquisa intitulada Ensino e trabalho remoto em tempos de pandemia: estudo de caso na área da educação no Estado de Santa Catarina – Brasil.

O objetivo era analisar o quanto o período pandêmico afetou a vida de estudantes e professores catarinenses da educação básica, com apresentação da estimativa de quantas pessoas estudaram e lecionaram de casa em 2020. Através do estudo, ela concluiu que de 16,25% a 23,32% da população, vinculada aos setores público e privado, trabalhou e/ou estudou remotamente devido ao distanciamento social.

“Eu gostei muito da experiência e para mim foi bastante motivador. Muito bom poder apresentar um trabalho em um evento internacional e levar nossa experiência ao olhar de todos da América Latina”, conta Vivian, que fez a apresentação em espanhol, ao vivo.

Antes de ingressar na Uninter, em 2016, Vivian já tinha formação em Engenharia Cartográfica e mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado em Modelagem Geográfica e Análise Espacial pela Universidade Nova de Lisboa.

A profissional escolheu fazer licenciatura em Filosofia na instituição por uma “satisfação pessoal” e optou pela instituição por causa da “facilidade do EAD e pouca burocracia”. A segunda licenciatura em Pedagogia, que a levou para o seminário internacional, foi iniciada apenas em 2020. “Muito motivada por ter um filho em idade escolar”, lembra.

Hoje Vivian cursa, ao mesmo tempo, uma pós-graduação em Psicopedagogia e a graduação de Ciência de Dados, também na Uninter. “Resolvi fazer este curso, pois trabalho muito na área de modelagem geográfica e os conceitos inerentes a esta ciência são necessários para desenvolvimento de sistemas e aplicações”, explica.

Além disso, ela é professora do magistério superior na área de engenharia e na pós-graduação da UFSC. “Não atuo nas áreas de formação dos cursos que fiz na Uninter, mas ambas colaboram muito para a minha atuação profissional”, salienta.

Neste ano, Vivian finaliza as últimas disciplinas da pós-graduação e aguarda o retorno das aulas presenciais para realizar os estágios, pois faz “questão de ter essa vivência no cotidiano”. Para o futuro, além do diploma de Ciência de Dados, ela pretende “continuar estudando, como sempre, e investir os conhecimentos adquiridos na vida profissional e pessoal”.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *