Estudantes ganham tour virtual ao coração da hidrelétrica de Itaipu

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo  

A Escola Politécnica da Uninter trouxe a seus alunos uma experiência nova. Trata-se de um Tour Virtual pela Usina de Itaipu. O passeio é algo inovador e foi lançado no dia 9.abr.2021 pelo Complexo Turístico de Itaipu (CTI), que opera o serviço. A primeira visita da Uninter ocorreu no dia 21.mai.2021. A ideia é fazer a visita de uma maneira periódica, proporcionando uma experiência única para os alunos.

Esse tour virtual, oferecido gratuitamente, é exclusivo para instituições de ensino de nível técnico e superior. É uma espécie de “aula remota” sobre a usina, com duração de aproximadamente duas horas.

O professor Eduardo da Silva acompanhou esta primeira visita e fala um pouco sobre a experiência: “Eu adorei fazer este tour virtual. Infelizmente, as opções de horários limitam um pouco a participação dos alunos, mas ainda assim tivemos em torno de 30 participantes. Acredito que para as próximas vezes a procura será ainda maior. A equipe da usina de Itaipu está de parabéns pela iniciativa e pelo trabalho de excelência. Os vídeos 360°, animações em 3D e a explicação do guia proporcionam uma experiência muito próxima de uma visita presencial, e até coisas que um visitante presencial não veria”, conta.

“Essa é uma iniciativa que estimula o ensino de qualidade, traz conhecimento técnico e aproxima os alunos do mundo prático, em especial os da EAD (educação a distância). Desta forma, mais uma vez o ensino da Uninter mostra que estamos a poucos cliques de distância”, completa Eduardo.

Como funciona a visita?

A visita é feita através de uma live no Youtube. O guia inicia com um vídeo institucional, mostrando a estrutura do complexo turístico e fabril da Itaipu. O tour segue um roteiro muito similar ao de uma visita presencial às instalações da usina, passando por pontos essenciais para visualizar o gigantismo da obra e como se dá a geração hidrelétrica.

O guia conta o histórico de construção da usina, trazendo dados estatísticos e datas importantes. Após o término da construção, a visita aborda as técnicas de operação e o processo de geração da usina, de forma mais técnica e aplicada aos conhecimentos dos alunos. O tour é interativo, e ao longo da apresentação o guia responde aos questionamentos dos alunos através do chat.

A visita é limitada a 50 participantes por vez, para que o guia possa atender aos questionamentos, e ocorre de segunda a sexta, com início às 9h00 ou 14h00. A data e horário foram escolhidos através de uma enquete com os alunos. Na primeira edição, a visita foi acompanhada por 5 professores do curso.

Quem pode participar?

Foram convidados os alunos de Engenharia Elétrica EAD, que estão cursando a disciplina de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, mas a visita é aberta a outros cursos e áreas. A escolha de alunos EAD foi uma forma de proporcionar uma experiência técnica e de imersão para os alunos que não podem fazer uma visita presencial.

“A Itaipu Binacional é uma estrutura de enorme relevância para o país e para a engenharia. É fundamental que nossos alunos tenham a experiência de estar lá, mesmo que remotamente. Em 2018, tivemos a oportunidade de levar alguns alunos do curso presencial, para fazer uma visita técnica. Enquanto essa prática do tour virtual for ofertada pela equipe da usina, pretendemos montar ao menos um grupo por fase, para que mais alunos possam participar”, afirma Eduardo.

Além de uma experiência enriquecedora, sendo uma oportunidade de conhecer a maior usina hidrelétrica do Brasil, o passeio virtual ainda vale horas complementares. O tour tem duração de aproximadamente 2 horas e, ao término do evento, o aluno recebe um certificado digital. Esse certificado conta para as atividades complementares do curso.

A Usina de Itaipu

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional fica localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982.  É a usina hidrelétrica que mais gera energia em todo o mundo, energia limpa e renovável. Utiliza o potencial do rio Paraná no trecho em que o rio passa pelo estado do Paraná. É uma empresa internacional, e não estatal.

A Usina de Itaipu é Binacional, pertence ao Brasil e ao Paraguai. Foi construída a partir da Ata do Iguaçu, um documento assinado em 22 de junho de 1966, por ministros do Brasil e do Paraguai, no qual os dois países se comprometeram a estudar o aproveitamento dos recursos hidráulicos presentes entre os dois países, que até então era motivo de disputa entre eles.

Atualmente, é a maior usina hidrelétrica do Brasil em tamanho e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Usina de Três Gargantas, localizada na China.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo  
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Itaipu Binacional e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *