Estudantes de jornalismo integram o país em programa de rádio

Autor: Gabriel Prado e Nicole Bek - Estudantes de Jornalismo

Imagine um programa de rádio que traz notícias do Brasil inteiro, produzido por alunos do curso de Jornalismo e transmitido a partir de Curitiba (PR). A Uninter criou essa oportunidade para seus estudantes por meio de um projeto de extensão, graças à oferta de seu curso nas modalidades presencial e a distância. Como tem alunos em todos os estados do Brasil, o curso consegue trazer informações de todo o território nacional ao vivo.

O coordenador do curso de Jornalismo e orientador do programa Uninter Informa, Guilherme Carvalho, confirma o alcance do projeto. “Hoje podemos dizer que temos um programa nacional de rádio, porque temos essa participação regular de alunos da educação a distância e de voluntários trazendo suas matérias para o programa. Boa parte das notícias desse programa vem dos estudantes da EAD”, salienta Guilherme.

Outro destaque do programa é o quadro humorístico do “Seu Miro”, criado e apresentado pelo estudante de Jornalismo Eduardo Igor. “O Seu Miro é um personagem de aproximadamente 70 anos de idade cuja única fonte de informação são os grupos de WhatsApp. Sendo assim, vive caindo nas fake news do momento”, diz.

O programa semanal de radiojornal apresentou 36 edições e 29 lives no Facebook em 2019. Eduardo Igor conta que acreditava que a organização no rádio era mais simples. “Tem todo um trabalho de produção, organização feito pelos alunos e professores, com muito profissionalismo, sempre pensando nos ouvintes, e isso me fez mudar a minha visão sobre o rádio”.

Você pode acompanhar as transmissões do Uninter Informa ao vivo às sextas-feiras, às 18h10, no site da Rádio Uninter.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado e Nicole Bek - Estudantes de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *