Educação a distância resgata sonho de infância de Eduardo, auditor da CGU

Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Você se lembra de algum sonho que teve na infância? Um brinquedo que desejava muito, uma viagem para um lugar especial, ou até mesmo uma comida que não era fácil de encontrar na região onde morava. Hoje pode ser que estes sonhos pareçam coisa de criança, até banais, mas nem sempre é assim.

Eduardo Sodré Farias, 43 anos, auditor da Controladoria-Geral da União em Brasília (CGU), está realizando hoje um sonho de infância: estudar História. Desde pequeno Eduardo é apaixonado pela disciplina, e por muito tempo a levou como um “hobby sério”. Fazia pesquisas sobre seus temas favoritos da história, o Egito Antigo e a Mesopotâmia, e foi construindo um acervo pessoal de livros sobre o assunto.

Mas quando chegou a hora de escolher um curso de ensino superior, Eduardo optou pela engenharia elétrica, curso que iniciou na Universidade de Brasília (UnB), em 1993. Alguns semestres depois, percebeu que aquela não era sua vocação e desistiu do curso. Já em 1997, resolveu estudar cinema, formou-se e trabalhou na área por dez anos. Mas a vida de artista freelancer não era nada fácil e, aos 30 anos de idade, resolveu então estudar para concursos públicos e acabou ingressando no setor. Passaram-se então mais 12 anos até que ele decidisse que era hora de resgatar seu sonho de infância: estudar história.

Por que a escolha da EAD?

Eduardo conta que no início não tinha muita confiança na modalidade “educação a distância”. Após uma pesquisa pelos cursos presenciais e EAD em Brasília, se interessou pela grade curricular do curso oferecido pela Uninter e decidiu arriscar, sabendo que se o curso não fosse bom, logo o abandonaria. Hoje, no segundo ano do bacharelado em História, ele comenta: “Tudo que eu tenho diante do curso é engrandecedor, muito compacto, quase intensivo, mas com certeza muito maior do que se eu fizesse um curso presencial em universidade pública.” O estudante também elogia a flexibilidade dos horários da educação a distância, o que lhe permite se dedicar aos estudos e ao seu trabalho atual.

Encontro com professores

De passagem por Curitiba, Eduardo foi convidado para um bate-papo na Rádio Uninter com a professora Deisily de Quadros e o professor Eduardo Valli. Ele confessa que por mais que tenha toda a metodologia e o material didático disponíveis na internet, ainda sente falta do contato com os professores.

“Aproveitei a oportunidade de fazer uma visita e dar um feedback da qualidade do ensino aos professores. Pois ao meu ver, fica claro todo o empenho dos funcionários e da instituição de poder oferecer um serviço de muita qualidade”, diz Eduardo.

“É muito positivo quando conseguimos identificar bons resultados naquilo que nós buscamos fazer, de uma formação com qualidade no formato a distância, em um curso de bacharelado. É uma experiência muito feliz, ficamos muito contentes com o relato do estudante”, explica o professor Eduardo Valli.

A coordenadora da área de linguagens e sociedade, Deisily de Quadros, considera o caso de Eduardo um reconhecimento de que a educação a distância está funcionando e trazendo bons resultados. Ela destaca a importância do contato com os estudantes.

“Temos que ouvir os alunos para ver o que é preciso mudar. Nós sabemos que a educação caminha, ela não é estática, então é muito gratificante estar aqui com o Eduardo, recebendo tanto elogios quanto críticas construtivas, para melhorarmos cada vez mais”.

Você ouvir a entrevista completa na página da Rádio Uninter, ou assistir à entrevista na página da emissora no Facebook, clicando aqui!

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Lucas Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *