Estudantes de Chapecó exploram religiões por meio de impressões 3D e realidade virtual
Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismo
Entre maio e junho de 2025, os alunos do oitavo ano da Escola Básica Municipal (EBM) Diogo Alves da Silva, no município de Chapecó (SC), vivenciaram uma experiência diferenciada em sala de aula, na disciplina de Ensino Religioso. Com o uso de uma impressora 3D e tecnologia radar, como o Street View, os estudantes tiveram a oportunidade de compreender a importância das religiões e filosofias de vida por meio da criação de ícones, templos religiosos e visitas virtuais.
A proposta surgiu a partir da parceria entre o professor Cleberson, egresso do curso de Ciências da Religião da Uninter, e o professor Wesley, responsável pela sala de Espaço de Inovação e Transformação do Conhecimento (EITC).
As impressões tridimensionais foram realizadas com base em modelos encontrados em um aplicativo e imagens adaptadas da internet. “Aqui na sala EITC, realizamos a impressão 3D dos templos e ícones religiosos. Encontramos alguns modelos no aplicativo Thingiverse e, para outros, utilizamos imagens da internet, que convertemos em arquivos e aplicamos um formato 3D”, explicou Wesley.
Além de despertar o interesse dos estudantes, a aula proporcionou uma experiência diferenciada. “Com o apoio da gestão, criamos esse projeto com as impressões tridimensionais dos símbolos e ícones religiosos das mais diversas crenças. Com isso, conseguimos proporcionar aos alunos algo inédito, e o mais importante, em uma escola pública”, destacou o professor Cleberson.
A experiência foi ampliada com o uso do Street View, que permitiu aos estudantes conhecerem virtualmente os locais onde os templos estão situados. “Ir à sala EITC, ver os templos e visitar os lugares pela web foi muito legal. Acredito que, quando temos uma aula diferente, conseguimos absorver mais conhecimento”, comentou a aluna Ambar Kamila Nottaro Ramirez.
O professor Cleberson reforça que ações como essa ajudam os alunos a compreenderem a liberdade religiosa. “Quando eu conheço, eu respeito e valorizo. Liberdade religiosa é isso: conhecimento e direitos iguais para todos”, concluiu.
Autor: Igor Horbach Carvalho - estagiário de jornalismoEdição: Larissa Drabeski
Revisão Textual: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação