Estudantes da Uninter apresentam pesquisas realizadas na iniciação científica

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

O caminho de um pesquisador começa a ser trilhado no ensino superior, frequentemente por meio de um projeto de iniciação científica. A Uninter sabe da importância de se investir na formação científica dos jovens. O pró-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão, professor Nelson Castanheira, afirma que “a pesquisa para um Centro Universitário é realmente fundamental, faz parte do tripé ensino, pesquisa e extensão”. O reitor da instituição, professor Benhur Gaio, completa ao dizer que é essencial que “nós tenhamos sempre viva essa grande fogueira da busca pelo conhecimento”.

Para demonstrar a importância do trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes da Uninter, a Coordenação de Pesquisa promoveu o VII Seminário de Pesquisadores com o tema “Iniciação Científica em Foco”.

Através de uma transmissão ao vivo, no dia 30.nov.2020, na página Pesquisa Uninter e no canal Grupo Uninter, professores e alunos das Escolas Superiores apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano. A apresentação do evento foi realizada pela professora Desiré Dominschek, coordenadora de pesquisa da instituição, com participações de Benhur e Castanheira.

Politécnica

Da Escola Superior Politécnica, a professora Ana Carolina Abrantes e o estudante de Engenharia Elétrica Alessandro Larangeiras apresentaram uma proposta de mapeamento sistemático para estudo da influência da área dos eletrodos de trabalho nos sinais obtidos pela técnica de ruído eletroquímico. A ideia partiu do tema desenvolvido por Ana Carolina no pós-doutorado, com intenção de ensinar aos alunos a pesquisa bibliográfica.

Alessandro, que nunca havia realizado um estudo científico, acredita que a experiência é fundamental para o amadurecimento no fazer ciência. “À Uninter, eu tenho muito agradecimento a esses esforços de promoção da ciência com eventos, encontros, simpósios, cursos. Isso tudo estimula demais”, completa.

Gestão, Comunicação e Negócios

Na Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios, a professora Máira Nunes orienta a estudante de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Poliana Almeida na pesquisa sobre representatividade de pessoas transexuais na mídia brasileira. Com o título “Aceita, atura ou surta”, referência a uma música do grupo Quebrada Queer, Poliana aborda o transfeminismo.

“A gente tem que pensar essa comunicação como sendo mais inclusiva, considerando que somos formadores de opinião. Se a gente for fazer um recorte bem amplo do quesito, a maioria das pessoas trans, e aí eu estou considerando mulheres, homens, pessoas não binárias, estão no editorial policial. Não desmerecendo nenhum editorial, mas estão lá sendo mortas, rechaçadas, reforçando preconceitos”, salienta a estudante.

Educação

A professora Desiré Dominschek orienta, dentro da Escola Superior de Educação, uma pesquisa sobre as políticas educacionais que são atribuídas para as comunidades quilombolas do Paraná. A estudante de Pedagogia, Ingrid Alves, que faz parte do grupo, conta que “esse debate nasceu a partir de discussões do projeto, vinculado a um apagamento histórico recorrente ao Estado com a população negra”.

“O que foi curioso enquanto nós apresentávamos em diversos lugares o nosso trabalho é que muitas pessoas não sabiam que existem comunidades quilombolas aqui. Foi bem edificante tratar essa temática justamente para a gente combater esse apagamento histórico”, afirma Ingrid.

Ainda na área da educação, a professora Kátia Soares, junto com os estudantes Adriana Cit e Pedro Martins, dos cursos de Pedagogia e Ciência Política, respectivamente, apresentaram o projeto “Vozes da pedagogia e a formação docente: transitando entre a teoria e a prática nas articulações entre EAD, semipresencial e presencial”. A partir dos estudos realizados, lançou-se o livro “Educação em tempos de Covid-19: Reflexões e narrativas de pais e professores”.

Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança

Já na Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e de Segurança, a professora Manon Garcia e o estudante de Ciência Política Gabriel Nascimento abordam a “Administração pública e políticas públicas: as políticas públicas nas leis de diretrizes orçamentárias municipais em 2019”. A proposta é compreender o planejamento governamental de municípios a partir das políticas públicas. Eles utilizaram indicares como IDH e PIB para seleção das cidades estudadas.

“Eu aprendi de fato como funciona a elaboração e a formulação da agenda política. Também pude identificar com os meus colegas que não há uma padronização dos indicadores. Apesar de o Brasil ser um país de dimensões continentais, cada cidade tem as suas especificidades regionais e as políticas de gestão que são adotadas. A gente observou que não há políticas públicas novas, que se adequem às necessidades locais”, conclui Gabriel.

Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades

A professora Ivana Busato, coordenadora dos cursos de Gestão Hospitalar e Gestão de Saúde Pública na Escola Superior de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades, orienta a pesquisa realizada pelo estudante Matheus Goulart, do curso de Gestão Hospitalar. Ele desenvolve um estudo sobre o impacto da Covid-19 na expansão dos respiradores pulmonares na região sul do Brasil.

Ivana afirma que, devido ao curso ser tecnólogo, os estudantes não realizam o trabalho de conclusão de curso (TCC), por isso o projeto é uma maneira de desenvolver a pesquisa científica com eles. O trabalho de Matheus foi um dos 250 aceitos no Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp) neste ano.

“O meu curso é integralmente em EAD, mas não impossibilitou a iniciação científica, que é o que eu queria desde sempre. Foi um meio de aproveitar bem a graduação e complementar a formação. Eu acredito que a iniciação possibilita tornar a gente um profissional melhor, a gente sai com um escopo maior”, salienta o estudante.

Da mesma Escola Superior, mas no curso de Serviço Social, as estudantes Gisele Gomes e Paola Ohrem realizam duas pesquisas distintas. Gisele aborda o abandono, devolução de crianças e adolescentes no processo de aproximação na modalidade adoção do Paraná no período de 2018 e 2019. Já Paola pesquisa sobre a mulher negra na igreja católica. A professora Cleci Albiero participou da apresentação com as estudantes.

O debate completo entre estudantes e professores, sobre cada um dos temas, pode ser acessado na página Pesquisa Uninter e do canal Grupo Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *