Esta equipe põe a Uninter cara a cara com o público

Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo

Você já deve ter escutado a icônica frase “a propaganda é a alma do negócio”. Ela carrega a ideia de que sem divulgação não há negócio que sobreviva no mercado. Não basta ter um bom produto ou serviço, uma marca precisa ser vista e lembrada. Precisa ter uma cara, uma identidade. E, claro, precisa de alguém que cuide da sua imagem.

Com presença em todos os estados brasileiros, o Grupo Uninter, por exemplo, conta com uma equipe de marketing focada na promoção da sua marca, responsável pela produção de todo material publicitário da instituição. Mais que um caráter informacional ou de captação de público, o departamento tem a grande responsabilidade de promover uma identidade audiovisual para a instituição.

O trabalho da equipe do Marketing da Uninter cresce e se torna mais visível à medida que a própria instituição vai se expandindo. A marca está presente em campanhas de televisão, em spots de rádio, publicidade online e banners e outdoors distribuídos em vários pontos das cidades onde existem polos de apoio presencial à educação a distância espalhados por todo o território nacional.

Uma equipe

O gestor de Marketing da Uninter, Igor de Souza Pacheco, conta que o setor contava com apenas cinco funcionários em 2006. Após passar alguns meses trabalhando diretamente com a diretoria da instituição, Pacheco conta que voltou ao setor para desenvolver e estruturar a área de criação e produção de marketing.

Em 2007 aconteceu uma grande ampliação do grupo, praticamente triplicando sua quantidade de polos presenciais de suporte à educação a distância em todo o Brasil. Seguindo o crescimento da própria instituição, a equipe de criação e divulgação também precisou aumentar seu contingente para corresponder às novas demandas de material publicitário dos novos polos, quando foram contratados mais profissionais, como designers, redatores, revisores, produtores eletrônicos.

“Hoje, o departamento atua como uma verdadeira agência publicitária” explica Pacheco. Quase toda a produção do departamento é feita pela própria equipe, contando com o apoio de outros setores da própria instituição, como o setor de inteligência de mercado, que é suporte para as estratégias.

A “cara” da Uninter

Os chamados ”garotos propaganda” são, em sua maioria, personalidades que representam as instituições e grupos, e compartilham dos mesmos valores, ou seja, de ideais e crenças. O setor frequentemente realiza pesquisas de diagnóstico da imagem da instituição perante o público.

Segundo Pacheco, antes de se escolher um garoto propaganda é necessário entender qual é o perfil da sua empresa, imaginando ela como se fosse uma pessoa, tentando compreender suas características para definir qual seria o “rosto” que poderia representar a marca. Este é o primeiro questionamento que Pacheco e equipe fazem para a escolha de um garoto propaganda.

“Se a Uninter fosse uma pessoa, quais seriam suas características, qual seria a sua personalidade? Como se vestiria, o que consumiria, suas virtudes, defeitos etc. Tudo isso é feito por meio de pesquisas em todo o Brasil, de forma que tenhamos um entendimento completo da marca independente da região. De posse dessa informação, o processo de seleção fica mais assertivo”, afirma Pacheco.

Outra grande celebridade parceira da Uninter é o tricampeão pela seleção brasileira, o Rei Pelé, que sempre está envolvido com as divulgações e eventos como embaixador dos cursos da área desportiva, contando sobre a sua experiência como atleta profissional de futebol.

A melhor escolha

Para Pacheco, o mais importante em relação ao mercado é se posicionar como uma instituição que tem qualidade no ensino, e não entrar na rota mais fácil de vender seu produto quando está na promoção. Em um cenário onde as instituições estão baixando os preços de seus cursos para ter mais aquisições de alunos e um retorno financeiro instantâneo, a Uninter mantém a competitividade no valor ofertado dentro dos padrões do mercado.

A Uninter se mantém firme como uma das instituições de ensino mais reconhecidas pela sua qualidade, que pode ser medida pelas pontuações máximas recebidas pela avaliação do MEC em 2019 nos cursos a distância: Relações Internacionais, Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Ciência Política, Gestão em Saúde Pública, assim como o curso de Serviço Social na modalidade presencial.

“O maior desafio nosso é fazer com que o ‘cliente’ chegue até a gente, e na fase de comparação, provar para ele que aquele curso é o correto para formação dele, que é bom para a sua carreira, e que somos a melhor escolha” diz o gestor.

Promoção e eventos

Segundo Pacheco, para a equipe de Marketing apoiar qualquer tipo de evento ou formalizar parcerias, o grupo faz um “filtro”, passando pelos três pilares essenciais da própria instituição, que visam promover a educação, a cultura e o esporte.

“Não necessariamente é preciso ter aplicada as três bases, mas que pelo menos tenha um dos requisitos para a divulgação, assim garantindo a sinergia do evento em questão com os princípios do grupo” diz o gestor.

A difícil tarefa de representar todos os setores de uma instituição tão grande como a Uninter, segue com coragem e confiança em profissionais capacitados e envolvidos, que tem como missão levar educação de qualidade para todo o pais e internacionalmente.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Caio Brenner - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *