O clima vai esquentar, e o mosquito vai gostar

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

O aquecimento global é um problema que afeta todas as regiões do planeta. Seja com secas, inundações e ondas de calor, ou com frio extremo e aumento do nível dos oceanos. Essa alteração é provocada pela ação do homem, com desmatamentos e outras atividades que geram o acúmulo de CO² e de outros gases na atmosfera.

Em 2016, foi assinado o acordo de Paris, como esforço coletivo para combater as causas e retardar os efeitos do aquecimento global. A iniciativa conta com a assinatura de 175 líderes mundiais, maior número já registrado em um pacto internacional celebrado em um mesmo dia.

Outro efeito das mudanças climáticas é a diminuição acelerada, ou até mesmo a extinção, de algumas espécies, o que pode levar à superpopulação de outras, inclusive de animais que transmitem doenças. Tudo isso demonstra a urgente necessidade de se estudar o assunto.

Márcia Maria Fernandes de Oliveira, professora de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, participou de um congresso sobre a mudança climática, o XXXII Simpósio Internacional da AIC, que ocorreu na Universidade Aristóteles de Tessalônica, na Grécia, no dia 1º de junho.

O trabalho de Márcia, apresentado no evento, fala sobre a epidemia de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Em Santa Catarina o registro é o mais baixo no contexto da nação. Todavia, em 2015, o estado atingiu mais de 4.400 casos, fato que desperta a atenção tendo em vista os cenários de mudanças climáticas futuras que irão favorecer a expansão da dengue nesta área”, comenta a professora.

A pesquisadora ainda salienta que a dengue tem forte impacto na sociedade brasileira, e que em 2015 tivemos um aumento significativo no número de infectados. Mas existem formas de se combater o problema. “Fatores educacionais e socioambientais são importantes no controle do vetor, que se configura como problema de saúde pública no Brasil”, destaca Márcia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *