Quando o esporte vai além das quadras e vira debate científico

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Dois dos segredos para um corpo saudável são a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada. Já a leitura e o estudo mantêm o cérebro vivo e ajudam a retardar outros tipos de problemas, relacionados ao envelhecimento. O curso de Educação Física da Uninter promove atividades práticas com os alunos e apoia seu desenvolvimento acadêmico, de forma a garantir um corpo e uma mente saudáveis.

Entre os dias 8 e 10 de maio deste ano, a Uninter apoiou o IV Seminário Internacional de Gestão e Políticas Para o Esporte, que ocorreu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e contou com a parceria da Secretaria Nacional do Esporte.

O evento contou com a participação da ex-atleta Maria Paula Gonçalves da Silva, também conhecida como “Magic Paula”, do basquete feminino brasileiro. Durante os três dias de seminário houve mesas de debate, apresentação de trabalhos, palestras e o lançamento de três livros da Editora InterSaberes, sendo eles “Políticas Públicas na Educação Física”, “Educação Física, Esportes e Corpo” e “Introdução à Sociologia do Esporte”.

Para Katiuscia Mello Figuerôa, professora de Educação Física da instituição, a palestra de Magic Paula foi um dos momentos mais marcantes. “Ela foi uma referência no esporte feminino durante muitos anos, motivando muitas mulheres a praticarem esportes”, pontuou.

Professores e alunos da Uninter participaram do evento com apresentação de trabalhos: “O Comitê Brasileiro de Clubes e o processo de descentralização dos recursos da Lei Pelé”, de Marcos Ruiz da Silva; “Ações realizadas no Brasil como país signatário da Convenção Internacional Contra a Dopagem no Esporte”, de Katiuscia Mello Figuerôa, Fernando Marinho Mezzadri e Marcelo Moraes e Silva; “A representação da mulher na gestão e no cargo de técnica esportiva: o caso do futebol feminino”, de Marina Aggio, Katiuscia Mello Figuerôa e Emerson Liomar Micaliski; “VI Jogos do PROFESP: experiência em esporte educacional e vivência social”, de Emerson Liomar Micaliski, Katiuscia Mello Figuerôa e Emília Devantel Hercules; “Petra Race Running: um esporte para todos”, de Tatiane Calve e Nathalia Soares Rocha.

Tatiane Calve, professora da Uninter, ressalta a importância de frequentar eventos como esse. “Como profissional, os eventos científicos são sempre motivadores e enriquecedores. Sempre surgem novas ideias, para novas pesquisas na área. E sempre há troca de experiências e contatos profissionais”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *