Especialista mostra como se destacar no LinkedIn

Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli – Estagiário de Jornalismo

A busca no aprimoramento profissional e melhores oportunidades de trabalho tem feito parte da rotina diária de milhares de brasileiros. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2023 registrou uma taxa média de desemprego de 7,8%, a menor desde 2014 e com redução constante quando comparada aos 14% e 9,6% de 2021 e 2022, respectivamente. Cada vez mais as pessoas buscam se destacar e chamar a atenção de grandes empresas e contratantes, e um dos canais mais úteis para isso é o LinkedIn.

O LinkedIn é uma plataforma semelhante a outras redes sociais, mas com foco no mundo profissional. Ao se cadastrar, os usuários podem criar seus perfis anexando fotos, currículos, portifólios, habilidades pessoais, informações acadêmicas e experiências de trabalho prévias, com o intuito de se conectarem e chamar a atenção de outros profissionais e empresas. Segundo dados do próprio aplicativo, existem hoje mais de 71 milhões de usuários no Brasil e mais de 1 bilhão no mundo todo. Atualmente, a rede é um dos principais canais de interação e ingresso para muitos no mercado de trabalho.

A psicóloga e especialista em consultoria de carreira Cristina Pigatto compartilha diversas dicas na elaboração do perfil profissional que serão úteis para quem busca se destacar na plataforma.

Utilize palavras-chaves

A seleção de palavras chaves estratégicas é uma das melhores formas de tornar seu perfil mais abrangente e chamar atenção, especialmente de recrutadores de empresas. É recomendado, segundo Pigatto, no mínimo três palavras, sejam elas nomenclaturas de cargos já exercidos, especificidades da função e cargo que almeja.

Citar o seu background

Ao preencher o seu perfil, lembre-se de que qualquer informação que agregue é válida. Sejam elas dados acadêmicos, experiências profissionais prévias, habilidades, competências, cartas de recomendação acadêmica ou profissional, conquistas, idiomas, currículo e portifólio. A psicóloga também ressalta a valorização de inserir informações como participação em projetos sociais ou qualquer outra situação que demonstre soft skills, as chamadas habilidades sociais, algo que as empresas buscam cada vez mais em novos funcionários.

Preencher todas as abas do perfil

Por mais óbvio que isso possa soar, é importante deixar o perfil o mais completo possível. Quanto mais informações ele tem, mais rico e atrativo se torna para empresas e recrutadores. Segundo dados levantados pelo próprio aplicativo, perfis com fotos recebem 21 vezes mais visualizações e nove vezes mais propensos a terem conexões com outros perfis. É importante ressaltar que perfis com pelos menos cinco habilidades listadas têm 27 vezes mais chances de serem encontrados nas buscas, segundo a consultora.

Siga os perfis de empresas que lhe interessam

Essa é uma ótima dica, principalmente para aqueles que estão no processo de busca de vagas. Acompanhar as postagens das empresas é uma técnica útil para saber quando novas oportunidades estão disponíveis, analisar as propostas das ofertas que se encaixam com suas habilidades e alinhadas aos objetivos, bem como entender o perfil da empresa e como operam.

Outra dica que auxilia neste momento de busca é aplicar filtros nas abas de pesquisa quanto a vagas e empresas, além de criar alertas de notificação quando um determinado perfil fizer alguma postagem relacionado a uma vaga.

Comunidades e networking

Talvez a ferramenta mais útil da plataforma, a aba de comunidades permite que o usuário possa interagir com diversas pessoas dos mais amplos níveis e experiências, podendo trocar mensagens e curtir postagens. Esse é o momento para ampliar sua rede de contatos e fomentar relacionamentos estratégicos. Comunidades auxiliam não só em conhecer novas pessoas, como divulgar novas vagas e oportunidades. Manter e expandir sua rede pode abrir e te colocar em novos caminhos.

Cristina foi convidada do gestor da Central de Carreiras da Uninter, Sidney Lara, no programa Momento de Carreira, da Rádio Uninter. O programa foi transmitido em 22 de fevereiro de 2024 e pode ser conferido na íntegra clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Pedro Henrique Milano Calandreli – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *