Da mecânica à eletrônica, um curso para entender tudo sobre carros

Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo

O setor automotivo vivenciou diversas mudanças nos últimos anos, agregando novas tecnologias nos automóveis. Isso levou à defasagem de profissionais capacitados para realizar as manutenções necessárias.

Para atender às necessidades do setor, que tem contribuição importante para o PIB brasileiro, a Uninter desenvolveu o curso de Tecnologia em Mecatrônica Automotiva EAD.

O objetivo é formar profissionais qualificados que possam fornecer as revisões e manutenções mecânicas e eletroeletrônicas aos veículos da atualidade.

Após análises da inteligência de mercado da Uninter, encontrou-se uma grande demanda desses profissionais no mercado, sendo a virada de chave para a criação do curso que une aprendizados da parte mecânica e eletroeletrônica. Lançado em fevereiro de 2020, o curso atingiu mais de 700 matrículas no primeiro ano, com a primeira turma se formando em setembro de 2022. Após quatro anos de lançamento do curso, já foram mais de 3.000 matrículas, com 1.000 alunos ativos.

O coordenador do curso, Nelson Tadeu Galvão, destaca a variedade de atuações dos formandos, que podem atuar como consultores técnicos para as concessionárias, peritos de seguradoras e mesmo como empreendedores, montando sua própria oficina.

Dentro das disciplinas, são disponibilizadas aulas práticas gravadas para que o aluno possa aprender exatamente o que ele precisa para manusear as ferramentas e as peças do carro. As aulas foram gravadas no ambiente de trabalho para mostrar ao aluno a realidade de trabalhar em uma oficina. Além disso, contam com simuladores que estão sendo desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Uninter (Nupedia) para auxiliá-los antes de ir direto para a oficina.

Depois, é hora de aplicar o conhecimento por meio de duas disciplinas. “Práticas Educacionais em Oficinas Automotivas 1” é momento em que o aluno busca uma oficina para desenvolver as práticas de Mecânica. Já nas “Práticas Educacionais em Oficinas Automotivas 2” o foco são as atividades de Eletroeletrônica. A Uninter disponibiliza o ferramental necessário para o aluno poder realizar as aulas práticas, além de fazer um seguro para o estudante.

As aulas EaD são o diferencial para que os alunos consigam conciliar o trabalho e os estudos, sem abrir mão da formação de qualidade.

O aluno Alexandre de Oliveira da Cruz, de Petrópolis-RJ, destaca a sua evolução pessoal após o ingresso no curso. “Tenho evoluído muito em relação a trabalhos em equipe, empreendedorismo, organização e dinâmica de uma oficina mecânica”.

O curso de Mecatrônica Automotiva está disponível na Uninter na modalidade EaD, para saber mais e fazer sua inscrição clique aqui.

Confira também a apresentação do curso no programa Sua Carreira, da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Pexels e arquivo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *