Escola de Saúde Única realiza encontro entre pesquisadores e público geral

Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica

A Escola Superior de Saúde Única (ESSU) da Uninter e a Editora Intersaberes realizaram o encontro de pesquisadores e público geral como forma de circular o conhecimento entre a população. O evento, ocorrido em 18 de novembro de 2022, reuniu 12 obras acadêmicas lançadas entre 2020 e 2022 e seus respectivos autores. Os 21 mestres, doutores e professores da escola superior participaram da exposição dos livros e puderam apresentar suas publicações e autografar as edições adquiridas pelos participantes. O meetup aconteceu de forma gratuita na Livraria da Vila, no Pátio Batel, em Curitiba (PR).

A reunião foi pensada desde o início de 2022 de modo a evidenciar as produções feitas pela ESSU durante o período de isolamento da pandemia. Nesse ínterim, a escola passou de oito cursos para 26. As obras publicadas atendem também às disciplinas dos novos cursos, especialmente na introdução dos alunos calouros. A linguagem abrangente dos livros e as indicações metodológicas de como estudar foram destacadas pelos professores presentes.

“Este evento é também um avanço com a consolidação da área da Saúde, com a chegada de vários novos cursos e a principal necessidade de bibliografia para esses alunos”, afirmou o diretor da ESSU e doutor em Enfermagem, Cristiano Caveião. “A escola hoje, com novos cursos, requer maior conhecimento científico, e as obras acabam sendo um dos fatores principais que trazem esse conhecimento. Isso faz com que tenha que projetar essas obras, consequentemente projetar esses autores para realmente mostrar o nosso trabalho, para não ficar só no meio da academia”, complementa, ressaltando a importância do encontro presencial.

A integração da expressão “saúde única” à ESSU ocasionou na ampliação de áreas abarcadas pela escola. Saúde humana, animal, meio ambiente, serviço social e humanidades foram as grandes temáticas das obras apresentadas, aprofundando-se em microbiologia, gerontologia, farmacologia, primeiros socorros, vigilância ambiental e políticas de saúde.

Reitor do centro universitário, Benhur Gaio enfatizou a proposta do meetup e das próprias obras: o acesso ao maior número de pessoas, dentro e fora do meio acadêmico. “A linguagem dialógica, que é fundamental para os nossos alunos na educação a distância, o livro tem que dialogar com os alunos. É uma linguagem diferenciada, não de um livro comum técnico, então tudo isso fez com que nossos professores desenvolvessem essas capacidades e competências fantásticas para escrever essas obras”, pontua.

Ex-diretor da ESSU e hoje pró-reitor de graduação da Uninter, Rodrigo Berté visiona futuros encontros promovidos pelas demais escolas superiores da instituição. “A ideia é a gente fazer com que as outras escolas também façam esses lançamentos, que socializa e democratiza o conhecimento. As pessoas acabam sabendo mais e mais do que nós produzimos, não só no campo acadêmico, mas também à comunidade toda e que vão para outras universidades também”, salienta.

O meetup também foi tema do programa Conversa com o reitor, da Rádio Uninter, na mesma data. O episódio segue disponível na íntegra neste link.

As obras já estão disponíveis para aquisição no site da Intersaberes, bem como marcam presença na biblioteca virtual da Uninter. Os livros e seus autores que participaram do encontro podem ser conferidos abaixo.

Anatomofisiologia do corpo humano

Autoras: Fernanda Maria Cercal Eduardo e Thais Regina Mezzomo

Bases do cuidar em gerontologia

Autores: Ana Paula Hey, Edilceia Ravazzani, Adriana de Oliveira Christoff e Cristiano Caveião

Direito à renda e à alimentação: programas, serviços e benefícios existentes no Brasil nas décadas de 2000 e de 2010

Autora: Neiva Silvana Hack

Emergências: o que fazer antes da chegada do socorro especializado

Autores: Cristiano Caveião, Juliana Helena Montezoli, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de Oliveira e Pedro Henrique de Almeida

Fundamentos da farmacologia: base dos fármacos aplicados à saúde

Autores: Vinicius Bednarczuk de Oliveira e Deborah Galvão Coelho da Silva

Fundamentos psicobiológicos e bioéticos no envelhecimento

Autores: Débora Luiza Montezeli, Fabiana da Silva Prestes, Regina Celia Celebrone e Willian Barbosa Sales

Gestão da atenção em gerontologia

Autores: Cristiano Caveião, Ivana Maria Saes Busato, Ivana Garcia e Izabelle Rodrigues

Microbiologia para profissionais da saúde: bacteriologia, virologia, micologia e parasitologia

Autores: Ana Paula Weinfurter Lima Coimbra de Oliveira, Gisele Aparecida Bernardi, Suzana Carstensen e Willian Barbosa Sales

Política de saúde no Brasil

Autoras: Ivana Maria Saes Busato e Raquel Cubas

Processo saúde-doença relacionado às práticas integrativas e complementares

Autores: Alessandro Castanha da Silva, Cristiano Caveião, Giane Favretto dos Santos, Izabelle Cristina Garcia Rodrigues e Patricia Rondon Gallina

Saúde e qualidade de vida em gerontologia

Autores: Aline Franco da Rocha, Ana Paula Hey e Carlos Alberto Holdefer

Vigilância ambiental

Autores: André Maciel Pelanda, Ivana de França Garcia, Izabelle Cristina Garcia Rodrigues e Rodrigo Berté

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *