Dia do conselheiro tutelar exalta o acesso aos direitos da criança e do adolescente

Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo

O Dia do Conselheiro Tutelar é comemorado em 18 de novembro. Válida em todo o território nacional, a data tem o propósito de exaltar os profissionais que atuam em todo o Brasil e são de extrema importância para a atuação do poder público junto a população.

A função do conselheiro foi criada em 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e classifica esse profissional como um dos responsáveis por assegurar os direitos das crianças e adolescentes de sua comunidade, exercendo funções como orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos.

“O conselho tutelar aplica medidas de proteção ao detectar que algum direito da criança ou adolescente está sendo ameaçado ou inviolado”, explica o pedagogo e comentarista do ECA, Sérgio Borges.

Em comemoração à data, a Escola Superior de Saúde Única da Uninter (ESSU) promoveu uma live no dia 18. Professores do curso de Educador Social da Uninter receberam palestrantes para falar sobre as funções do conselheiro tutelar e sua importância na sociedade brasileira.

“Essa é uma data marcante para que a gente possa fazer a reflexão sobre esses direitos fundamentais”, ressalta a professora da Uninter Cleci Elisa.

Assista à live “O conselheiro tutelar na garantia e acesso aos direitos da criança e do adolescente” pelo canal de Youtube da ESSU.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Leonardo Tulio Rodrigues - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *