Equipe de alunos de jornalismo faz aula prática no 20º CIAED

O Centro Universitário Internacional UNINTER, participou nos dias 6 a 9 de outubro de 2014 do 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, o CIAED. O evento aconteceu na Expo Unimed Curitiba da Universidade Positivo reunindo profissionais do EaD de diversos países.

Uma equipe composta por alunos do curso de Jornalismo da UNINTER, foi orientada pela professora Dra. Nívea Bona, coordenadora do curso e produziu um jornal informativo diário com os destaques do Congresso. As palestras e minicursos do evento aconteceram em duas sessões, sendo uma delas no período da manhã e outra à tarde.

Os alunos pesquisaram previamente o assunto principal do Congresso, para que assim pudessem ter um melhor entendimento do que seria discutido nas palestras.

Para Nívea, o resultado foi interessante não só pelo produto final mas pela dinâmica que a equipe incorporou. “Foi um laboratório real de prática jornalística no qual os alunos puderam se deparar, por um curto espaço de tempo, com a realidade do mercado, do fazer aqui e agora”, declara.

A equipe foi dividida em diversas salas, com a tarefa de escrever textos curtos com o tema principal levantado em cada palestra. Após a “cobertura” de cada mesa ou apresentação, todos se dirigiram a ilha de edição montada com os equipamentos necessários para a redação dos textos, edição, diagramação e produção do diário.

Gilberto Bettinelli, um dos alunos da equipe que participou do evento diz que o CIAED foi uma experiência jornalística em um novo campo de atuação. “Ter a oportunidade de produzir textos sobre um universo completamente diferente do cotidiano ajuda a entendermos melhor a heterogeneidade do jornalismo”, aponta.

A jornalista Walkíria Malatian, da comissão organizadora do CIAED editou os textos finais e dá o veredito: “A experiência de publicar quatro boletins diários foi muito gratificante, pois pudemos ver o quanto os jovens se entusiasmam e têm bom desempenho quando são incentivados e lhes é dada uma oportunidade”.

A professora Brisa Teixeira, auxiliou os acadêmicos na edição dos textos e a parte gráfica ficou por conta do professor Juliano Bodon e três alunos de Publicidade e Propaganda da Uninter. Confira aqui a cobertura do último dia de CIAED, preparada para ser repassada online.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *