Ensino híbrido valoriza EAD em cursos presenciais

Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo

Há 25 anos a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) realiza o Congresso Internacional ABED de Ensino a Distância (CIAED). O tema de 2019 foi “As Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EAD”, assunto que está em alta desde que saiu a portaria do Ministério da Educação e Cultura Nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018, autorizando uma maior carga horária de disciplinas a distância em cursos presenciais.

Este ano, o congresso foi realizado em Poços de Caldas (MG) entre os dias 20 e 24.out.2019, e contou com 338 trabalhos apresentados, entre artigos e pôsteres, e 2.077 pesquisadores inscritos, entre apresentadores e ouvintes de todos os estados brasileiros, além de alguns estrangeiros. E a Uninter, mais uma vez, marcou presença.

Os professores Antonio Siemsen Munhoz, Neliva Terezinha Tessaro e Nelson Pereira Castanheira produziram um trabalho intitulado “Portaria Mec 1.428: Revalorização do uso da EAD em cursos presenciais e fortalecimento do uso da aprendizagem híbrida”, que foi apresentado em forma de pôster.

A apresentação foi realizada pela professora Neliva, que estava em sua segunda participação no congresso. Ela comenta que houve bastante interesse dos presentes, que fizeram diversas perguntas, sendo um deles o próprio presidente da ABED, Fredric Michael Litto.

Nevila comenta que é importante participar de eventos como esse para produzir reflexões sobre o ensino na modalidade a distância. “Sempre que vamos para os congressos podemos ver o que as outras pessoas estão fazendo, como é e se eles estão repetindo o que fazemos aqui. E sempre é um aprendizado e um crescimento”, complementa a professora.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ariadne Körber - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Neliva Tessaro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *