Uninter oferece graduação pioneira e programa sobre trânsito e mobilidade urbana

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

O trânsito é um elemento presente no dia a dia de todas as pessoas, de forma direta ou indireta. Logo ao sair de casa e se movimentar para qualquer destino, você já se encontra em trânsito, ou melhor, no trânsito. Essa é uma área das cidades que deve ser muito bem estudada e analisada para que cada cidadão consiga se deslocar com facilidade. A Uninter se destaca por ser a primeira instituição de ensino superior do Brasil a disponibilizar uma graduação na área, com o curso de tecnologia em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana.

“Nosso curso propõe a pensar nas cidades, no planejamento urbano, na fiscalização, na educação”, relata o professor e tutor do curso, Valdilson Aparecido Lopes. Mas quem seriam os alunos interessado na graduação? O primeiro pensamento é de instrutores de trânsito e profissionais de autoescolas. Porém, policiais militares, civis, rodoferroviários, advogados e até mesmo psicólogos cursam para poder entender o trânsito e até buscar um melhor conhecimento para suas áreas específicas.

Por ser a única instituição do país com graduação nesta área, a Uninter colabora cada vez mais para a sociedade, propiciando conhecimentos teóricos e práticos da gestão de organizações públicas e privadas, da gestão do trânsito e da mobilidade, com disciplinas optativas, fornecendo ao aluno o poder de escolha em qual assunto deseja aprofundar seus conhecimentos. O objetivo é de formar profissionais em diferentes atuações dentro desse âmbito, como responsáveis por gerirem secretárias de trânsito e autoescolas, de um modo totalmente inovador e didático. A conquista do diploma também é fundamental, pois os cursos de fora da instituição costumam ser de períodos curtos e sem certificações, mesmo se tratando de uma das áreas mais importantes da vida urbana.

Conhecimento para além do curso

A oferta de conhecimento do centro universitário sobre os principais aspectos do trânsito, no entanto, não se restringe à graduação. O programa Trânsito e Mobilidade, da Rádio Uninter, é transmitido quinzenalmente, às 14h30 das sextas-feiras, com o intuito de aproximar estudantes e público em geral de temas relevantes sobre gestão e segurança no deslocamento diário.

“A cada 15 dias na Rádio Uninter, nós temos esse programa no qual debatemos com especialistas e alunos pelos quatro cantos do Brasil, e com público internacional também. A gente traz sempre alguém que seja referência em trânsito para poder discutir, para trazer não somente aos nossos alunos, mas para o público externo também tirar dúvidas”, comenta Valdilson.

Além do programa ser um complemento do curso, ele serve de utilidade pública, mantendo a sociedade informada em relação à fiscalização, sustentabilidade e demais assuntos abordados nos episódios. A participação de profissionais vinculados à graduação é constante.

No programa relacionado à gestão de trânsito, por exemplo, os professores receberam Cristiano Ditzmann, egresso do curso, observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e chefe da Divisão de Trânsito de Santa Helena, município do Paraná. Ao lado dele, o estudante do curso e secretário-adjunto da Secretaria de Trânsito da cidade mineira de Astolfo Dutra, Ailton Sabino da Silva, participou do episódio. Os convidados comentaram sobre as mudanças que estão tentando fazer em suas cidades de acordo com tudo que aprenderam no curso, as dificuldades encontradas em cada contexto e possíveis soluções também foram debatidas no decorrer do programa.

Os programas de Trânsito e Mobilidade Urbana também seguem disponíveis no YouTube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pexels e reprodução


1 thought on “Uninter oferece graduação pioneira e programa sobre trânsito e mobilidade urbana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *