Elas não estão sozinhas

Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo

Instrumento de grande importância no combate à violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha completou recentemente 13 anos de existência. A data foi celebrada em uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, no dia 23 de agosto. O evento contou a participação de Lenice Bodstein, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.

Na fala de abertura, Lenice explicou sobre como a cidade de Atenas era governada por mulheres, e que a partir da adesão do império romano ao cristianismo, o patriarcalismo foi se consolidando nas sociedades europeias ao longo da idade média. No Brasil, as mulheres lutam até hoje por espaço e representação nas instâncias de poder. O combate à violência contra a mulher permanece como um dos pontos mais urgentes da pauta feminista.

Lenice argumentou que mesmo a Lei Maria da Penha tendo sido inspirada por uma lei semelhante na Espanha, o Brasil conseguiu mais eficiência na sua aplicação. Desde 2006, houve uma grande redução nos casos de violência contra a mulher, ainda assim continuamos sendo um dos países em que mais se matam mulheres no mundo. Por isso, é preciso dizer a todas as brasileiras que “elas não estão sozinhas”.

Para Deuzelino Charles, estudante do curso de Jornalismo da Uninter, o evento foi muito interessante, pois além de comemorar os 13 anos da Lei Maria da Penha, vários representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo se uniram para conscientizar as pessoas sobre esse tema. Participaram também alunos dos cursos de Direito, Ciência Política, Geografia e Relações Internacionais.

O evento contou ainda com homenagens à deputada Mara Lima por sua atuação em temas relacionados a empoderamento feminino e aos direitos da mulher.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Renan Vasconcelos - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *