Concurso Cultural - Egresso

Ela começou como secretária, virou aluna e hoje é a gestora do polo

Autor: Jackson de Azevedo Ferreira– História (Lajeado – RS)

Nascida e criada na cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre (RS), Keizy Fraga teve sua vida mudada após conhecer a Uninter. Ela conta que teve uma infância tranquila: “Sou filha única e meus pais sempre se esforçaram e trabalharam muito para me criar e proporcionar tudo o que uma criança precisa, tanto na parte material quanto na parte emocional. Tenho pais muito amorosos e nossa relação é bem próxima.”

Keizy estudou em uma na Escola Adventista até a 5a série e depois foi para a Escola de Açorianos, essa estadual. Concluiu o ensino médio em 2006 e nessa época engravidou da sua primeira filha: “Não deixei de estudar. Devo isso aos meus pais que me apoiaram e nunca me deixaram pensar que eu não conseguiria ir adiante com meus planos para o futuro.”

Hoje Keizy Fraga é gestora do polo da Uninter de Lajeado (RS), atuando de maneira presente na vida dos estudantes e sempre auxiliando em todas as questões profissionais da instituição. Para entendermos como ela chegou até esse ponto em sua carreira, devemos analisar sua história e trajetória.

É preciso ter coragem para se lançar em novos horizontes e ainda se manter firme às suas raízes. Trilhar uma carreira não é algo simples, pois exige planejamento. Mesmo assim, as coisas nem sempre saem da forma que se espera.

Com um filho as coisas mudaram, mas Keizy não esqueceu de estudar. Assim que sua filha nasceu, iniciou a faculdade de Administração em Lajeado, mas logo percebeu que não era o que ela acreditava ser e acabou trancando. Começou a trabalhar e nisso acabou deixando o estudo de lado por certo período em sua vida, e “esse foi o meu maior erro” explica. Pois “sempre sonhei em ter uma graduação, em ter um diploma, mas não tinha em mente qual formação.”

Os estudos são fontes de conhecimento, de aperfeiçoamento e de construção na vida de indivíduos, sem eles somos apenas pedras cruas necessitando serem lapidadas. Os estudos nos proporcionam desenvolvimento pessoal e social, com eles tomamos decisões importantes em nossas vidas e que acabam moldando nossos futuros.

Em 2014, Keizy se mudou para Estrela-RS, pois seu marido começava a trabalhar em uma empresa da região. Iniciou um curso técnico em Recursos Humanos por curiosidade e, conforme foi avançando, percebeu que se identificava muito com a área: “Tive um professor que me incentivou muito a não parar de estudar e isso sempre me motivava muito.”

A vida é feita de encontros e desencontros, as escolhas são o alicerce para o nosso futuro, e foi em uma pequena escolha que Keizy mudou sua vida.

Em 2018, resolveu enviar seu currículo para uma Agência de Estágio de Lajeado. É a partir daí que começa o seu relacionamento com a Uninter.

“Um dia enviaram uma mensagem me chamando para realizar uma entrevista para um estágio. Nesse dia conheci a Vivian, gestora do polo Lajeado, e a química foi instantânea! Fiz a entrevista pela manhã e à tarde fui contratada para um estágio no atendimento da secretaria.”

O estágio era algo incerto, mas mesmo assim teve apoio do seu marido e saiu da loja onde tinha um emprego estável para ir trabalhar no polo. “A melhor decisão que poderia ter tomado”, comenta.

Recomeçar não é nada fácil, seja com um novo emprego, uma nova faculdade, um novo relacionamento ou até aquele corte de cabelo diferente. Mas onde você quer chegar? Ir alto, sonhar alto, desejar e alcançar.

Independente das dificuldades, Keizy se sentia no lugar certo: “Fui imediatamente acolhida por todos. Comecei a aprender e logo estava dominando o sistema e a maneira de trabalhar aqui. Tive sempre muita liberdade para dar ideias e sugestões e aquilo só aumentava minha vontade de pertencer ao time.”

Certo dia, foi chamada pela tutora Vivian para ajudar a organizar as formaturas, e aceitou o desafio, mesmo nunca tendo tido nenhum tipo de contato com esse universo. “Deu um pouco de medo no início, mas decidi que já era hora de um novo desafio”, comenta. Juntas fizeram as turmas dobrarem de tamanho e tornaram os eventos grandiosos.

As coisas só não podem ser possíveis por dois motivos: ou porque não somos aptos ou porque não queremos. E ao querer, você aumenta suas chances de sucesso em praticamente 99%, aptidão é só questão de experiência e conhecimento!

Ao perceber que poderia usar seu conhecimento e suas habilidades para agregar valor ao seu trabalho e desempenhar melhor suas atividades, Keizy começou a desenvolver experiência mesmo não sendo a sua área de formação.

Com o tempo acabou ganhando outras atribuições mais complexas, porém ainda continuava na secretaria. No início de 2020 concluiu sua graduação em Gestão de Recursos Humanos na Uninter e em maio do mesmo ano assumiu a função de vice-diretora do polo.

“Me senti extremamente honrada e feliz por ter meu trabalho reconhecido dessa forma e em saber que sou digna dessa confiança.”

Ao inserir-se em uma nova área, Keizy esteve presente em um ambiente acadêmico de amplas possibilidades e de conexões com várias áreas de conhecimento e atuação. O bom relacionamento com os tutores, funcionários e estudantes impulsionou a reformulação de sua carreira, assim como seu empenho e dedicação.

Após muitos aprendizados, fica a gratidão: “Hoje tenho um trabalho estável que contribui para o sustento da minha família e que ao mesmo tempo é muito empolgante, pois a cada dia temos uma situação nova para resolver ou algo novo para aprender. Além disso, uma característica do nosso Polo é a inovação. Sempre buscamos algo a mais para oferecer aos nossos alunos e à comunidade”, comenta.

Em setembro de 2020, Keizy assume a gestão do polo de Lajeado. “Está sendo uma experiência rica, de novas vivências e desafios. Toda a minha trajetória até então me trouxe a este momento e sou muito grata por tudo que vivi e pelo que ainda está por vir!”

Por fim, ela deixa a seguinte mensagem para os futuros estudantes: “Com o tempo, percebemos que a maioria dos alunos ingressa na EAD pensando que será apenas uma experiência a distância e que não terá qualquer momento de interação. Todos no time são motivados e buscam essa interação com os alunos, e assim proporcionamos uma experiência completa de aprendizado e nossos alunos terminam a graduação felizes e com muitas histórias para contar. Ver nossos alunos vestindo a toga ou retirando o diploma é a maior motivação que eu poderia ter!”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Jackson de Azevedo Ferreira– História (Lajeado – RS)
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *