Egresso da UNINTER usa Jaspion para abordar temas da comunicação

Antônio Áthyllas Lopes de Oliveira, egresso do curso de Marketing da UNINTER, participou do Encontro Nacional de Discurso, Identidade e Subjetividade (ENDIS) da Universidade Federal de Piauí, no dia 29 de abril, em Teresina.

O evento é uma mostra de trabalhos acadêmicos relacionados à comunicação com foco em Discurso, Identidade e Subjetividade. O artigo apresentado, “O seriado japonês Jaspion como proposta de modelos identificatórios que propiciam a construção de subjetividades no Brasil”, analisou o seriado da cultura popular japonesa, assunto familiar a Oliveira graças a sua presença na infância do autor.

A produção foi iniciada com o objetivo da preparação para seleção de mestrado. “Confesso que o tema foi para mim um desafio e uma descoberta. Isso porque eu mesmo deveria superar a barreira com a qual nos deparamos num primeiro momento: dá para falar de forma acadêmica de um seriado destinado a lazer? ” comentou Oliveira.

O trabalho, orientado pelo professor doutor Gustavo Said, tentou compreender como uma série popular japonesa conseguiu impactar o Brasil, olhando isso sob o aspecto de seu modo de construção. “Analisa que Jaspion, embora sendo uma produção japonesa, combina formas na construção de sua narrativa com um conteúdo que diz respeito a todo ser humano: a luta contra o mal pela justiça, o desejo de paz” ressaltou Oliveira.

A apresentação teve como público a comunidade acadêmica da UFPI e outros estudiosos, professores e estudantes de comunicação.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *