Egresso da Uninter é um dos vencedores das Olimpíadas das Artes Visuais

Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo

Estimular a produção artística e cultural no meio acadêmico, proporcionando a construção do conhecimento de forma colaborativa e o intercâmbio entre linguagens convencionais, contemporâneas e aplicadas das Artes Visuais. Esses são os objetivos do Prêmio Funarte – Olimpíadas das Artes Visuais. 

No dia 03 de abril de 2023, foi publicado o resultado com os vencedores da edição de 2022. Entre eles, Bruno de Oliveira da Silva, egresso dos cursos de Licenciatura em História e Artes Visuais da Uninter. Seu projeto, “(Re) Significações de Visualidades em Sítios Históricos das Missões Jesuíticas Guaranis por Meio da Fotografia Artística”, foi inscrito na categoria fotografia. 

O prêmio é direcionado a estudantes de graduação em Artes Visuais e se configura como um reconhecimento destinado à produção artística e cultural de novos talentos no meio acadêmico. 

Bruno conta que o tema escolhido, “já era o tema principal da minha dissertação de mestrado”. Mas, para Bruno, o tempo de mestrado foi muito curto. “Eu não consegui desenvolver o projeto como eu queria, então, estou aproveitando o doutorado para fazer ele florescer”, comenta. 

Os lugares históricos escolhidos pelo egresso para realizar as fotografias, foram: Sítio de São Miguel Arcanjo, Patrimônio Mundial Cultural reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, localizado na cidade de São Miguel das Missões/RS; e o Sítio de São João Batista, Patrimônio Nacional protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, localizado área rural do município de Entre-Ijuís/RS. 

As fotografias podem ser conferidas clicando aqui. 

 “Eu estou muito feliz, foi realmente uma batalha entre muitos fatores para chegar até aqui. Feliz por ver a valorização de um trabalho que vem sendo realizado desde 2013, que foi quando iniciei as expedições fotográficas”, comenta Bruno. 

O egresso finaliza dizendo que, ao colher os frutos deste trabalho, “eu me sinto valorizado, não somente eu, mas a cultura e as artes no nosso país. E para alguém que está desde pequeno em meio às artes, ganhar o prêmio como aluno de graduação em Artes Visuais, foi uma grande conquista e uma grande satisfação”. 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Daniela Mascarenhos - estagiária de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal – Bruno de Oliveira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *