Professor de Teologia é finalista em prêmio da CNBB

Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de Jornalismo

Com o objetivo de oferecer reconhecimento público a profissionais de comunicação social em diversos meios da Igreja Católica, o prêmio de comunicações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Prêmio Papa Francisco busca valorizar e incentivar obras que enfatizem a dignidade humana e a valorização do Evangelho.

O objetivo também é de reconhecer boas práticas no trabalho jornalístico que atuam em diversos meios de comunicação e na pesquisa acadêmica.

Neste ano, na 54ª edição do prêmio, está entre os três finalistas da premiação o professor do curso de Teologia Católica da Uninter Márcio José Pelinski. Também egresso do curso de Teologia, Márcio concorre ao prêmio com sua dissertação de mestrado defendida em 02 de março de 2021 pela PUC-PR (2018-2021).

Pesquisa

A dissertação “A vocação para o direito e justiça no primeiro Canto do Servo YHWM (Is 42, 1-9)” foi orientada professor Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi (UNINTER/PUCPR), no Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCPR (PPGT-PUCPR). Em seu trabalho, Pelinski retrata que seu maior desafio foi compreender o direito citado na vocação como Servo de Javé no antigo testamento.

Além disso, ele destaca que foi uma caminhada longa até concretizar sua pesquisa. Graças à flexibilidade de horário de trabalho na Uninter, onde atua como professor desde 2018, ele conseguiu ingressar no mestrado em 2019. O tema selecionado veio através de um diálogo feito com o professor Luiz Alexandre Solano Rossi, que também atua como professor na área de humanidades da Uninter. Concluir a pesquisa em meio à pandemia da Covid-19 foi ainda mais desafiador, mas o resultado de todo cuidado, esforço e apoio familiar resultou em aprovação com louvor, ganhando reconhecimento qualificado pela excelência acima da média na realização da pesquisa sobre o tema.

Cerimônia dos Finalistas

Os finalistas dos prêmios foram escolhidos a partir da avaliação de um “Júri Técnico”. “Para mim estar entre os finalistas, já é um prêmio e um reconhecimento. A Uninter faz parte deste processo, pois me proporcionou espaço para realizar meu mestrado e poder compartilhar o conhecimento adquirido com os alunos,” finaliza o professor.

Agora, a votação continua com o “Juri Pastoral”, comissão permanente do Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), composta por cinco bispos que irão definir os trabalhos vencedores.

O resultado final será conhecido ainda este ano na entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, que volta a ser presencial. A premiação está marcada para 18 e outubro de 2022 e será transmitida por canais de inspiração católicas. A cerimônia dos finalistas será feita diretamente pelos estúdios da TV Evangelizar em Curitiba-PR com a apresentação musical realizada pela cantora Adriana Arydes.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves Lopes - estagiária de Jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


1 thought on “Professor de Teologia é finalista em prêmio da CNBB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *