Egresso da Uninter, Bruno é convidado para trabalhar na IBM

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

Na hora de escolher qual caminho seguir na graduação, é natural que surjam muitas dúvidas. Para Bruno Henrique Paixão Pereira não foi diferente. O egresso do curso de Engenharia da Computação da Uninter relembra que estava em dúvida quando terminou o ensino médio, mas decidiu seguir em frente na área de tecnologia. Hoje, aos 25 anos, trabalha na IBM, uma das maiores empresas globais de informática.

“Cheguei à conclusão de que a área de computação seria a mais adequada para mim. Sempre gostei de tecnologia e também sempre admirei as grandes empresas do ramo. Fui da primeira turma da universidade para este curso, de maneira presencial. Passamos por vários desafios, mas fizemos um bom desempenho juntos e tivemos a nota boa do Mec”, afirma Bruno.

Sua escolha pela Uninter se deu pelo bom custo-benefício que a instituição oferece, além da ótima reputação dos professores e coordenadores. Segundo o egresso, foi uma escolha acertada.

“Fiquei com medo no início, por não ser um curso reconhecido pelo Mec, mas resolvi arriscar e gostei bastante da universidade. Senti que não somente os alunos, mas professores e coordenadores estavam dando o melhor para obter uma boa reputação. Tivemos vários desafios ao longo dos semestres, mudanças de metodologia, mas no fim deu certo”, ressalta.

Durante o período de graduação, Bruno participou de projetos de iniciação científica com o professor do curso de Engenharia Elétrica Charles Way Hun Fung, na área de robótica, o que foi uma experiência de grande aprendizado. “Aprendi muito com ele e foi ali que tive o primeiro contato com desenvolvimento em prática mesmo, foi de grande valia”, destaca o engenheiro.

Mercado de trabalho

No último ano de graduação, Bruno ainda não tinha experiência na sua área. Foi então que buscou a primeira oportunidade. “Eu estava ansioso, pois queria encontrar algum emprego na área, até então eu trabalhava com meus pais na empresa deles, a qual não é da área de tecnologia”, relata.

“Foi então que recebi uma proposta da empresa Kie-Tec para trabalhar com RPA (Robot Process Automation) em automação de processos, e aí comecei minha jornada. Aprendi muito sobre automação de processos, análise de processos, e também análise de dados e Big Data”, explica.

Após um ano de formado, Bruno decidiu ir além nos estudos. Iniciou um mestrado na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), na área de inteligência artificial e Big Data. Foi aí que surgiu uma nova oportunidade.

“Eu estava há 3 anos na Kie-Tec, mas no mês passado, em agosto, um profissional da IBM me ligou,  descreveu interesse na minha área de atuação, meus certificados na área de análise de dados e automação e também no meu mestrado. Me ofertaram uma vaga de engenheiro júnior, para atuar em processos de inovação e automação na IBM”, conta.

Bruno se encaixou no perfil profissional buscado pela empresa, e apesar de estar feliz com seu emprego, aceitou o novo desafio. Segundo o egresso, sair da zona de conforto e aceitar novos desafios é algo imprescindível para quem atua nesta área. Feliz e motivado, está ciente de que a jornada do conhecimento é uma estrada para a vida toda. “Eu ainda sou novo, tenho muito a aprender”, pontua.

Para aqueles que estão começando essa jornada na graduação, Bruno deixa uma sugestão: “Independentemente da área de formação, temos que fazer com gosto, deixar o conforto e a preguiça de lado para que as portas possam se abrir. A área de tecnologia é muito vasta e ainda tem muito o que crescer, está cada dia melhor, mas é uma área em que jamais devemos nos estagnar, é um aprendizado diário. Todo dia novas coisas surgem. O trabalho em equipe e também a humildade na hora de dizer o ‘não sei’ são muito importantes, pois assim estaremos sempre aprendendo”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *