Egressas da UNINTER fundam escola comunitária no Rio de Janeiro

A paixão pela área da educação surgiu na vida de Mariana Benchimol após trabalhar em projetos sociais e, em especial, na área administrativa de uma escola associativa. A educadora ficou muito tempo envolvida em atividades relacionadas ao ensino, o que despertou a vontade de estar na direção de um ambiente educacional.

Mariana, que já possuía graduação em Oceanografia e mestrado em Geografia, percebeu que para realizar seu desejo de abrir uma escola precisava também de uma graduação em Pedagogia.

Por morar em Paraty (RJ), uma cidade distante de faculdades presenciais, e também por precisar conciliar os estudos com o trabalho, ela conta que optou por estudar na UNINTER, na modalidade a distância. “Eu gostava muito da linguagem que a instituição aplicava as matérias. Toda essa linguagem me ajudou também a fundar a escola comunitária”, explica.

O sonho de Mariana se concretizou em 2014, com o apoio de uma colega também formada em Pedagogia pela UNINTER. As duas fundaram a Escola Comunitária Cirandas, em Paraty.

Fugindo do método tradicional de educação, os alunos de 6 a 12 anos estudam juntos. ‘’Nós não separamos os alunos por séries, assim como as provas e matérias também foram abolidas do nossa prática de ensino’’, diz.

A escola que sobrevive com a ajuda de doações de empresas e da comunidade, hoje conta com 46 alunos matriculados. ‘’Nossa proposta é trabalhar com um currículo inovador, valorizando projetos e pesquisas escolhidos pelas crianças, ou seja, elas decidem os assuntos que desejam estudar’’, explica Mariana.

A atividades desenvolvidas pela escola com as crianças envolvem projetos na horta, dança, prática de meditação, educação alimentar, música, trabalhos artísticos, entre outros. ‘’Nossos alunos podem encontrar aqui novas maneiras de aprender, reproduzindo e respeitando cada vez mais a diversidade’’, finaliza a egressa.

 

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *