Formação profissional

Início das aulas de campo cria diferencial na formação em Educação Física

Desde o lançamento em dezembro de 2016, o curso de Educação Física se tornou um sucesso em mais de 280 polos de apoio presencial (PAP) da Uninter em todo o Brasil. Agora, para aliar os conhecimentos teóricos ao desenvolvimento prático e proporcionar um diferencial na formação de profissionais para o mercado de trabalho, a Uninter deu início às primeiras aulas de campo dos cursos de bacharelado e licenciatura a distância em Educação Física, no Módulo C – Fase II.

Para a gestora do PAP CIC, de Curitiba, Karina Gomes Rodrigues, a atividade de campo na formação de educadores físicos tem importância por ser uma oportunidade de acessar e entender as muitas especificidades da profissão (licenciatura ou bacharelado), a partir da observação e da experiência que encaminham o estudante a uma aprendizagem consistente.

O conceito das aulas de campo é oferecer aos alunos uma gama de conhecimentos práticos ministrados por professores graduados na área. Além de propiciarem momentos de práticas discentes, ou seja, aquelas que os alunos passam de receptor de informação para transmissor de informações, este também é um momento de socialização entre os estudantes.

De acordo com o coordenador do curso, Marcos Ruiz da Silva, as aulas de campo legitimam a formação do profissional de Educação Física. “Apesar de não ser o único momento em que nossos alunos são colocados em situações práticas no processo de formação, nas aulas de campo os acadêmicos materializam os conteúdos apreendidos nas rotas, nas aulas interativas etc.”

Conforme a professora Barbara Schausteck de Almeida, vivenciar as experiências corporais nas diversas manifestações da cultura corporal permite um significativo acréscimo de conhecimento durante a formação superior em Educação Física. Hoje o curso não é mais composto exclusivamente do “saber fazer”, mas as vivências práticas seguem sendo relevantes.

Os professores podem até explicar como os movimentos devem ser feitos, partindo da experimentação que, de fato, auxiliam os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Em um curso a distância, a Uninter está mostrando que essa experimentação pode continuar acontecendo.

A professora Marina Aggio destaca que, preocupada com a qualidade das aulas de campo que iriam ser desenvolvidas nos polos do Brasil inteiro, a Uninter criou o Programa de Qualificação de Tutores da Área de Educação Física. A iniciativa é inédita entre as instituições que oferecem os cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física na educação a distância e busca qualificar e capacitar todos os tutores graduados em Educação Física que irão ministrar as aulas de campo. Desta forma, pode-se administrar a qualidade das aulas que ministradas em cada cidade do país.

Todas estas precauções foram pensadas para que os alunos adquirissem conhecimentos práticos e os aliassem aos conhecimentos teóricos. A resposta não poderia ser melhor. Segundo o professor Marcos Ruiz, os alunos estão dando um feedback positivo das aulas de campo por meio de relatórios desenvolvido após as aulas de campo, e que descrevem os momentos de aprendizagem e ensino, pois os alunos também ministram aulas referentes aos temas relacionados à disciplina em vigência do curso.

Quando a coordenação do curso pensou em implantar momentos em que os alunos saiam da condição de receptores de informação (discentes) e passem para a condição de transmissores de informações (docentes), é para que eles tivessem o máximo de experiência na chegada do mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. São muitos os momentos, nos mais diversos polos de apoio presencial por todo o país, em que os próprios alunos ministram seus momentos de aula.

“O que desejamos dos nossos alunos é que todos tenham o máximo de aprendizado nos momentos das aulas de campo, por isso implantamos momentos de aprendizagem e ensino nas aulas”, diz o professor Emerson Liomar Micalisk.  “Entendemos que o importante é que os nossos alunos saibam realizar as práticas, mas acima de tudo compreendam os processos biomecânicos que levam aos movimentos corretos, sem inúmeras repetições de exercícios ou atividades”, completa.

Outro ponto importante nas aulas de campo foi a obrigatoriedade de se ter um tutor de Educação Física graduado na área para administrar a aulas de campo, o que tem deixado os alunos mais motivados a estudar. “Durante as aulas os alunos se mostraram atenciosos, dispostos a aprender e realizar todas as atividades propostas. Notei uma grande amizade e integração entre eles, o ambiente estava harmonioso e tudo saiu conforme planejado”, diz o professor André Alves, do PAP de Volta Redonda (RJ).

Veja na galeria de imagens algumas das atividades práticas desenvolvidas nos polos de Pelotas, Gravataí e Taquara (RS), São José do Cedro (SC), CIC-Curitiba e Pato Branco (PR), Ipatinga e Montes Claros (MG).

Incorporar HTML não disponível.
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Escola Superior Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *