E-commerce é destaque na Black Friday 2020, mas novas datas estão surgindo para alavancar as vendas

Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia

Nunca vimos uma Black Friday que necessitou tanto do e-commerce no Brasil. De acordo com a Ebit Nielsen, plataforma que avalia a reputação das lojas virtuais por meio de pesquisas com consumidores, em dois dias de Black Friday 2020 as vendas no Brasil foram de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, o que representa aumento de 25% em comparação ao ano de 2019. Segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie ocorreram 7,6 milhões de vendas online nos últimos dias 26.nov.2020 e 27.nov.2020, dados que indicam um aumento de 24,7% sobre o volume registrado no ano passado.

Os fatores que influenciaram a alta das vendas são a entrada de novos consumidores no mundo online, a digitalização de lojas físicas e a busca da população brasileira por bens não duráveis. O meio eletrônico se destacou em um momento que o país ainda vive um crescimento do número de casos da Covid-19.

Além disso, novas datas que impulsionam as vendas estão nascendo, como por exemplo, o “Ciber-Monday”, que ocorreu neste último dia 30.nov.2020, data destinada a promoções somente de eletrônicos. Entre as novas datas que estão ganhando importância no varejo, há ainda o “Dia do Consumidor”, 15 de março, e o “Dia do Cliente”, 15 de setembro.

No último dia 27.nov.2020, em transmissão ao vivo pela página do Facebook do Grupo Uninter, ocorreu a palestra “A importância das datas comemorativas para o e-commerce e como elas podem ser fundamentais no aumento das vendas”, com mediação de Alessandra de Paula, coordenadora do curso de Gestão de E-commerce e Sistemas LogísticosLogística da Uninter, e participação dos professores da Uninter Luciano Furtado e Roberto Pansonato. O evento fez parte da Maratona “Venda + Na Black Friday”, que teve 12 horas de duração, organizado pela Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios.

O palestrante convidado para debater sobre o assunto foi Fernando Castellon, diretor de marketing e responsável pela estratégia de mercado da Market4u, Sócio Proprietário da Motion Publicidade e Diretor de Marketing da Holding BioGrupo.

“A experiência que o e-commerce começou a criar, difundir novas datas, é fundamental para a economia, e o comércio eletrônico saiu na frente”, comenta Castellon. Para o especialista, uma das soluções para fazer com que o cliente continue presente na sua lista de e-commerce é utilizar o Google Forms para construir formulários com dados dos consumidores, e assim direcionar as promoções.

Outro ponto destacado por ele é que o mercado brasileiro ainda está longe do modelo norte-americano da Black Friday. Nos EUA, uma prática muito comum é o uso de cupons de desconto que incentivam o consumo. ”Graças aos aplicativos, os cupons e vouchers estão crescendo mais. Eu sempre procuro para ver se tem algum, cupom loja X. Todos os aplicativos de entrega de comida estão indo muito bem. É um cupom digital”, comenta.

Outra estratégia adotada pelas empresas é o omnichannel, que se caracteriza por uma convergência dos canais de venda das empresas. O consumidor não vê mais a diferença entre online e off-line na forma de adquirir produtos. Busca-se uma integração entre lojas físicas, virtuais e compradores.

“Você retirar o produto na loja também é uma interação. Você vai receber um atendimento muito bom. Se o vendedor estiver capacitado, vai te apresentar a loja, outros diferenciais. Algo que demorou para ser colocado em prática. Quem tem que a ganhar é o consumidor. Exigir nossos direitos, melhores práticas, mais sustentáveis. Um mercado mais tecnológico para nosso dia-a-dia”, explica Castellon.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - Assistente multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Andrea Piacquadio/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *