E-commerce cresce e graduação é caminho para capacitação

Autor: Izadora Alves - Estagiária de Jornalismo

Nos últimos anos, o e-commerce tornou-se uma modalidade de vendas eletrônicas que predomina de forma notável no mercado digital. Com o crescimento das plataformas digitais, essa ferramenta está mais evidente na vida pessoal e profissional, facilitando o alcance do consumidor final que busca flexibilidade e agilidade em suas buscas na internet.

Segundo monitoramento da Neotrust, a pandemia potencializou as buscas por vendas na internet. O crescimento em 2021 foi de 27%, o que equivale a R$ 161 bilhões. Em 2022, a estimativa é de crescimento de mais 9%. O e-commerce foi responsável por 13,2% do comércio de varejo em março deste ano, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Praticamente todos os itens que consumimos diariamente podem ser adquiridos pelas plataformas online. O CEO do Grupo Revenda Multimarcas e aluno do curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos da Uninter, Raphael Albuquerque André (foto), passou a divulgar seus produtos pelo comércio eletrônico em 2007, o que impulsionou seu negócio do marketplace para o e-commerce. “Eu sempre tive o sonho de trabalhar em casa […] Hoje, com as novas tecnologias que facilitam a gestão da empresa, consigo ficar mais perto do meu filho e quero ver o crescimento dele”, comenta.

No marketplace, uma empresa é responsável por mediar as negociações comerciais online entre vendedores e compradores. Já no e-commerce, a empresa é responsável pela venda de seus próprios produtos, diretamente aos clientes.

Entre erros e acertos, a loja virtual de Raphael, que iniciou suas atividades em 2009 com a venda de acessórios, peças e venda de motores, encontra o e-commerce como aliado. O empresário, que na época também atuava na venda de embarcações, entendeu que não seria viável continuar daquela forma. “Não estava dando o retorno esperado”, conta.

Para alavancar os demais produtos e expandir clientes por todos os cantos do Brasil, Raphael entendeu que somente a experiência não era o suficiente. Com isso, buscou a graduação e afirma que “o curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos é o que mais se enquadra no meu negócio”.

De acordo com a professora da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios e coordenadora do curso de Gestão do E-Commerce e Sistemas Logísticos, Alessandra de Paula, a formação traz uma visão ampla sobre as oportunidades de atuar à frente a uma empresa com uma plataforma online. “Temos observado que o preenchimento de cargos e funções nos diferentes setores da instituição é feito levando-se em conta a capacidade técnica para a função do perfil empreendedor, a capacidade de liderança”, afirma a coordenadora.

Desafios da ascensão empresarial

Com prazos apertados e clientes que necessitam do produto com agilidade, o tempo parecia uma “corda no pescoço”, segundo o profissional. O cuidado com a receita de sua empresa fez com que o gestor buscasse os meios legais possíveis e, além do aprendizado, conseguiu resolver a situação.

Os desafios, no entanto, começam a aparecer quando há uma grande demanda para atendimento e você deixa de ser apenas um membro da rede de vendedores e começa a ser um membro dentro de uma plataforma com produtos altamente solicitados.

A graduação possibilitou a Raphael refinar processos em sua própria equipe de gestão, pois a tentativa de buscar outras formas de conhecimento não foram tão eficientes quanto a graduação na área. Ele ressalta que seus próximos passos visam ampliar ainda mais a rede de e-commerce em sua marca, com foco nos clientes, estoques e estudos de mercado, “vendendo o que as pessoas querem comprar”, complementa.

Sendo aluno da Uninter, Raphael enfatiza seu desejo de seguir com uma pós-graduação da instituição após a conclusão da graduação. “Com certeza [farei] a pós pela Uninter para continuar este caminho”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Izadora Alves - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e acervo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *