Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais conclui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Uninter

Autor: Nicole Witt*

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uninter começa a formar os seus primeiros estudantes no início deste ano. Um dos destaques entre os novos biólogos é a catarinense Adriane Suzin, natural de Mondaí, Santa Catarina. A trajetória de Adriane chama atenção tanto pela qualidade de seu trabalho de conclusão quanto pela sua participação nas atividades oferecidas pelo curso.

A relação da estudante com as ciências biológicas vem de longa data. Em 2009, ela ingressou no curso de bacharelado em na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Um ano e meio depois, mudou de universidade e deu continuidade ao curso na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu – PR. Do bacharelado, ela seguiu para mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2018, seguiu para o doutorado, que deve concluir este ano, na mesma área de pesquisa e na mesma universidade.

Ainda assim, ela sentia necessidade de ampliar sua formação e, em 2019, ingressou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Uninter. Na conclusão de curso, Adriane defendeu o artigo “Os Carrapatos Amblyomma sculptum e Amblyomma ovale no Estado do Paraná”, com o qual obteve nota máxima na produção e apresentação.

Adriane aponta o quanto se surpreendeu positivamente com o curso e com as oportunidades de aprendizagem e pesquisa com as quais teve contato durante esse período. “A etapa da licenciatura me propiciou muitas oportunidades de formação, impactando positivamente na minha forma de ver a educação”, destaca a estudante.

E ela soube aproveitar essas oportunidades. Adriane participou do estágio em Iniciação Científica, foi palestrante na II Semana da Biologia e ainda publicou, junto com a professora Nicole Witt, um resumo expandido no XVI ENFOC em 2021. Nesse resumo, as autoras debatem as práticas do curso com uso do Laboratório Portátil Individual (LPI), que os estudantes recebem durante o segundo ano, buscando apresentar a importância das atividades práticas na formação dos professores.

Recém-formada, Adriane ainda cursa o doutorado, mas já diz não querer se afastar da educação e pretende de alguma forma continuar a se relacionar com a docência.

* Nicole Witt é professora da área de Geociências

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nicole Witt*
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *