Doutora em biologia estuda jornalismo para aproximar conhecimento científico da população

Autor: Célia Rennó - jornalista

Encurtar o caminho entre o conhecimento produzido nas pesquisas científicas e a população – que pode se beneficiar dele – foi o que motivou a bióloga Sandy Lia dos Santos a voltar para a faculdade. Depois de cursar Biologia, fazer mestrado e doutorado na área de Biologia Vegetal na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Sandy agora está cursando Jornalismo no polo Uninter da cidade de Itajubá (MG), onde mora há 13 anos.

“Resolvi fazer jornalismo para retomar minha atividade de proteção ao meio ambiente, não mais como pesquisadora – restrita ao mundo científico – mas como jornalista, que fala diretamente com a população”, explica Sandy. Além da nova graduação, ela começou a fazer recentemente o curso de Tecnologia em Práticas Integrativas Complementares, também no polo de Itajubá.

A inquietação de Sandy desde pequena era pela proteção e cuidado com os animais. Mas ela não se adaptou às pesquisas com os bichos e escolheu a Biologia Vegetal para, justamente, ajudar a salvar as florestas, o que também é uma forma de proteção à fauna.

Em Campinas, ela trabalhou na Mata de Santa Genebra com a regeneração de clareiras. Trata-se de um remanescente da Mata Atlântica, dentro do município paulista de Campinas, com mais de 650 espécies de flora, algumas com risco de extinção e centenas de espécies animais.

Em um projeto prático recente do curso de Jornalismo, Sandy entrevistou o pajé Pitotó, de uma aldeia em Peruíbe, no litoral paulista, para falar sobre seu conhecimento acerca da medicina ancestral. “É muito bom conversar com as pessoas, conhecer diferentes culturas”, disse ela, que aprendeu com o pajé, entre outras coisas, a expressão Aweté, que quer dizer “gratidão”.

Sandy deseja trabalhar com produção de conteúdo para veículos de comunicação, levando informações importantes para a preservação da vida no planeta. Ela espera assim contribuir para o desenvolvimento de uma postura de maior cuidado e respeito em relação ao meio ambiente.

* Nota do editor: Sandy Lia dos Santos tem seu Trabalho de Conclusão de Curso em jornalismo orientado pelo editor-chefe da Central de Notícias Uninter, que não tem dúvidas de que ela fará pelo jornalismo o que já fez pela biologia.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Célia Rennó - jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *